quinta-feira, março 28, 2024
HomeSem categoriaAutazes comemora 61 anos de emancipação com show e ação de cidadania

Autazes comemora 61 anos de emancipação com show e ação de cidadania

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...
Manaus | Segunda (06)
Andreson, aniversário, emancipação, Autazes, ação, cidadania
Ao menos duas mil pessoas compareceram nesta sexta-feira, 03, à Escola Estadual Raimundo Sá, em Autazes, por ocasião da ação de cidadania promovida como parte da programação de aniversário de 61 anos de emancipação do município. 
autazes cidadania1
 
Com o apoio governo do Amazonas, a administração do prefeito Andreson Cavalcante (PROS) montou uma programação especial que contou com vários órgãos do governo como as secretarias de Estado de Assistência Social, Setrab, Sepror, Idam, Procon, além da OAB e outros.
 
A programação começou bem cedo, às 7 horas, o hasteamento das bandeiras do Brasil, Amazonas e do Município, na Praça da Matriz. Às 8 horas, acompanhado da primeira dama, Divie Pinheiro e auxiliares, o prefeito assistiu a uma missa celebrada na igreja católica, localizada, também, na praça da Matriz.
autazes cidadania2
 
A partir das 9 horas, milhares de pessoas formavam imensa fila em frente a Escola Estadual Raimundo de Sá, localizada na rua Jefferson Braga, bairro Waldomiro Sampaio, na expectativa de regularizarem a documentação pessoal.
autazes cidadania
 
Durante a programação foram ofertados serviços de emissão de documentos como Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, primeira e segunda vias de Certidão de Nascimento, emissão de foto 3×4, atendimento jurídico, serviços de saúde – incluindo vacinação contra a gripe, febre amarela e hepatite B –, testes rápidos de hepatites virais, sífilis e HIV e atendimento médico especializado.
 
A Prefeitura de Autazes fez ainda o cadastramento para emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do programa Bolsa Família. O Instituto Ingrid ofereceu serviços odontológico, fonoaudiologia, fisioterapia, maquiagem e corte de cabelo gratuitos.
autazes cidadania3
Dados preliminares tabulados por volta das 17 horas – o atendimento entrou pela noite – atestam que mais de 700 pessoas tiveram acesso à carteira de identidade e mais de 200 fizeram o teste rápido de sífilis, hepatite B e C, além do teste de glicemia e aferição de pressão arterial.
 
Das 9 às 17 horas mais de 150 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela, hepatite A e B, DTPA, antitetânica, VIP, pneumocócica, entre outras.
autazes cidadania4
 
Consta ainda que nesse mesmo espaço de tempo foram realizados cerca de 130 atendimentos odontológicos, 210 consultas médicas, e que mais de 180 pessoas tiveram acesso ao serviço de dispensação com algum tipo de medicamento da assistência básica de um total de 48 disponíveis.
 
A Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados (OAB), também, esteve na Escola Raimundo de Sá como parte integrante e ativa do grande mutirão da cidadania alusivo aos 61 anos de emancipação de Autazes.
 
Reconhecimento de paternidade, divórcio e pensão alimentícia movimentaram por todo o dia a sala da OAB.
 
A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), responsável pela emissão da Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) e pela orientação do Seguro Desemprego, assim como a Secretaria de Produção Rural, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, o órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, também, participaram dos trabalhos.
Muitas pessoas com dificuldade de locomoção foram visitadas em suas respectivas casas.
E para encerrar dos festejos de aniversário da terra do leite e do queijo nada melhor do que comemorar com música. E com música de qualidade. E foi exatamente assim que aconteceu e público o lotou a praça da Matriz.
A Prefeitura montou uma extensa e variada programação com vários shows de artistas locais. No total foram oito atrações das quais com as bandas Sensação, BandaWera e Ousadia.
A festa, segundo o prefeito, faz parte do calendário cultural do município e que, independentemente das dificuldades que a crise impõe a todos, é preciso manter a tradição.
“É um grande momento para o município de Antazes. É um dia muito especial para a cidade”.
 
Um pouco da história
De acordo com a literatura, o município de Autazes foi criado pela Lei Estadual nº 96 de dezembro de 1955 e instalado, definitivamente, em 03 de Março de 1956.
Autazes era uma região bastante conhecida já no século XVIII, pela habitação dos índios Mura, famosos por resistirem ao sistema colonizador dos portugueses.
A origem do nome “Autazes” vem dos rios Autaz-Açú e Autaz-Mirim, ambos penetram e cortam o município de norte a sul. A exploração de suas terras iniciou-se por volta de 1637, através do Rio Madeira, pelos produtores de cacau e demais trabalhadores de produtos naturais. Porém, a ocupação definitiva de Autazes só aconteceu por volta de 1860. Inicialmente a cidade era chamada de Ambrózio Ayres, em homenagem ao fazendeiro Bararoá que lutou contra os cabanos e desta luta teve a sua morte. 

Últimos Artigos

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Inpa e CMA discutem sobre cooperação em pesquisas na Amazônia

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o professor Henrique Pereira,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...