quinta-feira, março 28, 2024
HomeSem categoriaSaúde | Susam vai transformar Instituto da Criança em referência no tratamento...

Saúde | Susam vai transformar Instituto da Criança em referência no tratamento do Pé Torto Congênito.

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Quarta-feira


A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vai transformar o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) em referência no tratamento do Pé Torto Congênito.  Caracterizado como uma má formação que faz com que o bebê nasça com os pés torcidos ou invertidos, o problema atinge, em média, 16 crianças a cada mil nascidas vivas.

 De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, além do atendimento aos pacientes, o Icam vai oferecer uma especialização na área aos servidores do instituto. O projeto que vai transformar o Icam em referência no tratamento do Pé Torto Congênito será lançado, nesta sexta-feira (22/12), às 15h, no Instituto da Criança.

O ortopedista Paulo Su, responsável pela elaboração do projeto, observa que quanto mais cedo for realizado o tratamento, melhores serão os resultados. “Quanto mais cedo tratar, mais teremos a chance de 100% de correção, inclusive sem a necessidade de intervenção cirúrgica. A cirurgia é feita somente em casos extremos”.

Deformidade – O ortopedista explica que o Pé Torto Congênito é uma deformidade que envolve ossos, músculos, tendões e vasos sanguíneos. Existem vários tipos de pés tortos congênitos, com diferentes graus de deformidade e diferentes mecanismos de correção e cura.

 A deformidade pode ser diagnosticada ainda antes do nascimento, através da ultrassonografia, desde que o feto exiba adequadamente os pés. Em geral, o pé torto congênito é facilmente reconhecido pelos pais e pelo pediatra depois do nascimento.

O Icam trabalha para iniciar os atendimentos em janeiro de 2018, assim como o programa de especialização. A meta é atender, em média, 15 crianças por semana. “O objetivo é erradicar o problema na população infantil. É chegar e dizer: não existe mais criança com o pé torto”, afirma o ortopedista.

Os pacientes serão encaminhados para o instituto pelo Sistema de Regulação, que agendará a primeira consulta para iniciar o tratamento. “Chegou lá, marcou a cirurgia, vai ser atendido. Se houver necessidade de cirurgia, já vai ser feita no próprio Icam”, explica a diretora.

De acordo com a diretora, a especialização terá a duração de 18 meses, e será aberta a profissionais de diferentes áreas, como enfermeiros, pediatras, médicos, assistentes sociais.

Tratamento – Paulo Su explica que há duas formas para tratar o Pé Torto. A primeira é por meio de uma técnica de manipulação gessada, conhecida como método de Ponseti.

Este método consiste em colocar o gesso até a base da coxa, e o pé é posicionado dentro do gesso. As trocas gessadas são realizadas, em média, a cada sete dias.

O outro método, segundo Paulo Su, é o cirúrgico. Segundo o ortopedista, esta alternativa só é considerada quando o tratamento mais conservador (com gesso) não surtir efeito.

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas.

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...