quinta-feira, março 28, 2024
HomeBrasilEconomia | Agricultores de Manacapuru recebem caminhão para melhorar o escoamento agrícola

Economia | Agricultores de Manacapuru recebem caminhão para melhorar o escoamento agrícola

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

Ibama institui plano de atuação para emergência nuclear

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, no...

Manaus | Quarta-feira


Mais de 80 famílias que atuam no setor primário do município de Manacapuru (a 89 quilômetros de Manaus) devem melhorar o escoamento agrícola com a aquisição de um caminhão-baú com capacidade de 8,5 toneladas, que foi entregue, nesta quarta-feira (27/12), pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) do Governo do Amazonas. O veículo é fruto de um convênio firmado entre o FPS e a Cooperativa de Fruticultura dos Agricultores do Município (Coopfamma), no valor de R$ 100 mil.

O transporte deve trazer qualidade no escoamento dos produtos agrícolas da cooperativa, que fornece os alimentos para Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A presidente de honra do FPS, Mônica Mendes, afirma que o setor produtivo é uma das prioridades da gestão Amazonino Mendes.

“O governador Amazonino Mendes determinou que o setor primário terá prioridade em seu Governo, pois é primordial para o desenvolvimento do nosso Estado. E essa cooperativa deve trazer importante benefícios para as famílias, porque vai reduzir custos com o transporte da produção”, destacou Mônica Mendes que, também, ressaltou sobre edital 003/2017, que destina R$ 6 milhões para fomento do setor primário.

“Temos um chamamento público para projetos de cooperativas e associações que queiram submeter as propostas para concorrer ao edital específico do setor primário. Vamos receber os projetos até o dia 19 de janeiro e é uma grande oportunidade para termos mais famílias beneficiadas com equipamentos que ajudem em seus trabalhos no campo”.

Aumento de produção – A solenidade aconteceu na sede da associação, com a presença do prefeito de Manacapuru, Beto Dângelo, e do deputado estadual Josué Neto. A presidente da cooperativa, Núbia Neves, afirma que o benefício garante mais qualidade de vida para os produtores rurais.

“Agora acreditamos que vamos aumentar a nossa produção, uma vez que não vamos ter tanto gastos como fretes e perdas de produtos como era antigamente. E isso é fundamental porque temos muitos compromissos na cidade e em Manaus com as escolas e demais feiras”.

Anualmente, a Coopfamma produz 500t de mamão havaí, 450t de mandioca, 350t abóbora, 300t de melancia, 200t de maracujá, 150t de banana pacovã, 100t de banana maçã e 50t de goiaba. A cooperativa possui atualmente 82 associados das comunidades Rainha dos Apóstolos (Costa do Ajaratubinha), Menino Deus e Nossa Senhora de Nazaré (Costa do Paratari), Divino Espírito (Costa do Marrecão), São Lázaro (Paraná do periquito) e produtores independentes da AM 070.

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...