sexta-feira, março 29, 2024
HomeSem categoriaPolicial | Polícia Civil apresenta homem procurado por envolvimento nos homicídios de...

Policial | Polícia Civil apresenta homem procurado por envolvimento nos homicídios de cantor amazonense e de soldado da PMAM.

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Terça-feira


A Polícia Civil do Amazonas, por meio do delegado Juan Valério, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deu detalhes, na manhã desta terça-feira (2/01), da prisão de Fábio Barbosa de Souza, 28, conhecido como “Índio”, em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva, ambos por homicídio qualificado. De acordo com o delegado, “Índio” está envolvido no homicídio do cantor Melvino de Jesus Júnior, líder do grupo musical Júnior e Banda, ocorrido no dia 29 de abril de 2017, no município de Codajás, e no homicídio do soldado da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) Paulo Sérgio da Silva Portilho, que aconteceu em 26 de maio de 2017, na zona norte de Manaus. As vítimas tinham, respectivamente, 42 e 34 anos.

O infrator foi preso, no último sábado (30/12), por policiais militares da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), em via pública, no bairro Cidade de Deus, zona norte da cidade. Segundo o delegado, na ocasião da prisão do infrator, “Índio” e um comparsa, ainda não identificado, que conseguiu fugir durante a abordagem policial, pretendiam roubar um taxista naquela área da capital.

“A prisão de Fábio foi realizada durante patrulhamento de rotina de uma equipe da 13ª Cicom, que agiu com bastante perspicácia quando viu dois indivíduos em atitude suspeita no bairro Cidade de Deus. Um deles estava armado e conseguiu empreender fuga. Os policiais militares notaram que se tratava de um foragido e o apresentaram para o delegado plantonista do 15° Distrito Integrado de Polícia (DIP), que entrou em contato com a DEHS e informou a prisão do infrator”, disse Valério.

O mandado de prisão em nome de Fábio pela morte do soldado da PMAM foi expedido no dia 1º de junho deste ano, pelo juiz Julião Lemos Sobral Júnior, no Plantão Criminal. Já o mandado de prisão pelo homicídio do cantor Melvino Júnior foi expedido no dia 10 de junho deste ano, pelo juiz Luiz Pires de Carvalho Neto, da Vara Única da Comarca de Codajás.

Cantor – Durante a coletiva, o titular da DEHS informou que, além de “Índio”, outros seis indivíduos participaram do homicídio do cantor Melvino Júnior. Na ocasião, os infratores tinham como alvo um traficante conhecido como “Vitão” e o confundiram com o cantor, que não tinha qualquer tipo de envolvimento com o tráfico de drogas. O delegado destacou que, com a prisão de “Índio”, já foram presas seis pessoas envolvidas na morte do cantor amazonense. “No caso do homicídio do cantor Melvino Júnior, um homem, identificado como Josiney Oliveira Lavareda, o ‘Dentinho’, continua foragido”, pontuou.

Caso Portilho – “Índio” também estava sendo procurado por envolvimento no homicídio do soldado da PMAM Paulo Sérgio da Silva Portilho, desaparecido no dia 26 de maio de 2017. O corpo do policial militar foi encontrado na tarde do dia 30 de maio de 2017, por volta das 14h, na Rua 222-A da invasão Vila Buriti, Comunidade João Paulo, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.

O delegado explicou que, ao todo, 16 pessoas estão envolvidas na morte do soldado da PMAM. Dentre elas, 12 já foram presas e indiciadas pelo homicídio de Paulo Sérgio da Silva Portilho; três adolescentes foram apreendidos por participarem do delito; um jovem, identificado como José Isac Santos da Silva, o “Trem-Bala”, foi encontrado morto no dia 3 de junho de 2017, em um ramal na rodovia estadual AM-010. ‘Índio’ era o único deste caso que estava foragido”, afirmou Juan Valério.

Segundo o titular da DEHS, no caso do soldado da PMAM, “Índio” informou que recebeu ordem de Bruno Medeiros Mota, o “Filé”, para que abordasse uma pessoa que estava de moto na comunidade. Os dois infratores chegaram pelas costas do policial e o renderam, retiraram a arma da cintura dele e, conforme “Índio” relatou em depoimento, ele não participou mais da ação. “O infrator disse que não participou da execução, mas nós temos relatos de que ele participou sim, inclusive desferindo facadas na vítima. Com a prisão de ‘Índio’, o homicídio do policial militar está elucidado”, declarou Juan Valério.

Fábio foi indiciado por dois homicídios qualificados. Ao término dos trâmites legais, o infrator será levado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá permanecer à disposição da Justiça.

Disque-Denúncia – Para concluir, o delegado Juan Valério solicita a quem puder colaborar com informações que levem ao paradeiro de Josiney Oliveira Lavareda, o “Dentinho”, envolvido na morte de Melvino de Jesus Júnior, líder do grupo musical Júnior e Banda, entrar em contato com a equipe da especializada pelo número: (92) 98118-9535, o disque-denúncia da DEHS. A autoridade policial assegura o sigilo da identidade dos informantes.

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...