sexta-feira, março 29, 2024
HomeSem categoriaCultura | Em Manaus, Centro Cultural dos Povos da Amazônia é uma...

Cultura | Em Manaus, Centro Cultural dos Povos da Amazônia é uma ótima opção para visitação nas férias.

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Quinta-feira


Para quem deseja curtir as férias de janeiro conhecendo mais sobre a cultura e diversidade amazônica, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), do Governo do Estado, oferece um roteiro recheado de exposições gratuitas sobre a cultura, história e economia da região. O local está aberto para visitações gratuitas de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O CCPA abriga o Museu do Homem do Norte, as bibliotecas Mário Ypiranga Monteiro e Arthur Reis, a Praça das Bandeiras, o Espaço Rio Amazonas – com um corredor em forma de túnel que estampa a imagem de um mapa do rio Amazonas -, e a exposição “Filhos de Nossa Terra”, com 19 esculturas feitas pelo artista Felipe Letterstten como homenagem a povos distintos do continente americano.

Também temos os espaços que visam inserir o visitante na realidade amazônica, como as Casas do Caboclo e da Farinha, o Barracão do Guaraná, Tapiri de Defumação da Borracha, Tapiri do Seringueiro e um dos pontos altos do tour cultural: a réplica da tribo Xapono Yanomam. Esta é uma oportunidade única para o visitante que deseja conhecer o modo de vida do povo yanomami sem precisar sair da cidade. O local é montado como réplica de uma casa indígena, usada para abrigar de 40 a 300 indivíduos, aproximadamente.

A visita guiada tem um tempo médio de 1h45. Oito guias turísticos apresentam o espaço em português, espanhol e inglês, além de libras (linguagem brasileira de sinais).

“A visita das pessoas não só de Manaus, como do Brasil e do mundo inteiro, é muita boa para divulgar a nossa cultura. Aqui, temos toda cultura, não só do Amazonas, mas de toda a região Norte, pois o leque cultural é muito grande. Para as pessoas que estão em casa de férias, para os turistas que estão visitando Manaus, vale a pena vir conhecer o Centro Cultural, conhecer um pouco mais da história do Amazonas”, explica um dos guias do CCPA, André Severiano.

Riqueza natural – Os turistas que estão visitando o CCPA nessas férias contam que estão encantados com a organização do Centro e com a riqueza natural que o Amazonas tem. Eles aprovaram a ideia da visitação do Centro Cultural nas férias. “Nas férias, as crianças ficam muito soltas. Quando o Governo faz a propaganda que tem um espaço cultural desse, é muito bom para essas crianças que ficam em casa ociosas nas férias. Adorei o Centro Cultural, estou impressionada com a organização e beleza desse lugar”, destaca Sandra Rocha, turista do RJ.

Para Tatiane e Darlisson Arcanjo, pais das pequenas Estela, de 7 anos, e Ana Clara, de 2 anos, trazer as filhas para o CCPA é uma oportunidade para que elas enriqueçam culturalmente e comecem desde cedo a ter orgulho das suas origens e do seu povo.

“Elas estão adorando a visita, estão encantadas com tudo. Meu objetivo ao trazê-las aqui foi ensinar, fazer com que elas conheçam a cultura de onde elas nasceram“, comenta Tatiane.

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...