quinta-feira, março 28, 2024
HomeSem categoriaManaus | ‘Janeiro Branco’: Sejel promove meditação e roda de conversa sobre...

Manaus | ‘Janeiro Branco’: Sejel promove meditação e roda de conversa sobre saúde mental na Vila Olímpica

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Quinta-feira


O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) realizará neste sábado (13/1), às 17h, uma roda de conversa sobre saúde mental, seguida de meditação, como parte da campanha nacional “Janeiro Branco”, que fala sobre a prevenção do adoecimento emocional. O evento será na pista de atletismo da Vila Olímpica, localizado no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

A iniciativa da Sejel em realizar essa ação é mostrar que é necessário estar bem fisicamente e mentalmente. Alertando que a saúde não se restringe apenas a cuidar do corpo, mas também da mente. De acordo com o psicólogo Fábio Marcovski, que estará presente e organizará a prática de meditação no local, a saúde mental é algo simples e pode ser estimulada de todas as formas.

“A intenção é fazer um trabalho de levantamento de consciência sobre a saúde mental. É preciso que as pessoas saibam que podem estar conectadas com os momentos presentes, sem se deixar levar por frustrações e problemas do passado ou que poderiam ter no futuro. Dessa forma, poderemos promover os efeitos positivos da meditação na concentração, foco e regulação da emoção”, explicou Marcovski, que atuou como coordenador da área de meditação no Hospital de Harvard, em Boston (EUA).

A psicóloga Juliana Farias, que também irá participar da ação promovida pela Sejel, falou um pouco da programação. “Haverá uma roda de conversa com os participantes sobre a importância de estarem bem consigo mesmos, com suas vidas, com os relacionamentos que mantém em seu cotidiano e de que maneira pequenos cuidados incidirão positivamente em suas mentes e, consequentemente em suas vidas. Em seguida faremos um trabalho de meditação, que ajudará nesse processo, e qualquer pessoa será muito bem-vinda”, ressaltou.

A secretária da Sejel, Janaina Chagas destacou a importância da participação do público em geral, uma vez que a saúde mental é importantíssima para o equilíbrio corporal e cognitivo. “Ser saudável envolve cuidar do corpo e da mente também, que muitas vezes é vista como certo tabu. A campanha do ‘Janeiro Branco’ vem para lembrar da importância de cuidarmos da nossa saúde mental no cotidiano e principalmente de falarmos sobre isso. Nesse sábado, além de termos um espaço para falar abertamente com profissionais, vamos realizar a primeira meditação na área verde da Vila. Será uma chance de oferecer para a população mais uma opção de uso para o bem-estar desse enorme espaço verde que é a Vila Olímpica”, afirmou Janaina Chagas.

Tapetinho – A meditação acontecerá no gramado central da pista de atletismo da Vila Olímpica, por isso, a organização pede aos participantes que tragam um tapetinho ou uma toalha para colocar na grama.

Saiba mais – A Campanha “Janeiro Branco” surgiu no ano de 2014, em Minas Gerais. É uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Fonte | Secom

Redação | Gabrielly Gentil

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...