sexta-feira, março 29, 2024
HomeSem categoriaCultura | SEC leva contação de histórias, exibição de filmes e outras...

Cultura | SEC leva contação de histórias, exibição de filmes e outras ações ao Todos Pelo Amazonas, em Iranduba.

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Sexta-feira


Projetos do Mania de Ler, pintura facial e troca de livros e gibis estão entre ações da Secretaria de Cultura na nova edição da ação conjunta do Governo do Amazonas, neste sábado (13/01)

Contação de histórias, exibição de filmes, sorteio de livros clássicos e feira de troca de livros e gibis estão entre as atividades que a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) vai promover na nova edição do Todos Pelo Amazonas. A ação conjunta do Governo do Amazonas acontece neste sábado (13/01), das 8h às 16h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro Silva, na Rodovia Carlos Braga, Km 1, no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus).

A Biblioteca Volante do Programa Mania de Ler vai promover contação de histórias e atividades lúdicas para crianças das famílias atendidas no Todos Pelo Amazonas. Durante as atividades, os monitores do programa de incentivo à leitura da SEC vão distribuir entre os jovens leitores exemplares da cartilha “Meu Amigo Livro”, com histórias e curiosidades sobre o livro, narradas pela Turma do Curumim, criação do cartunista e jornalista Mário Adolfo.

Ainda para as crianças, haverá pintura facial com monitores da Secretaria de Cultura.

Filmes e sorteio – Outra atividade do Mania de Ler na agenda do Todos Pelo Amazonas é o Cinema e Literatura, que vai promover uma sessão do longa-metragem “O Conde de Monte Cristo” (2002), a partir das 14h. Baseado no romance clássico de Alexandre Dumas, o filme narra a história de um homem que planeja vingança após ser injustamente condenado e passar mais de uma década numa prisão situada numa ilha isolada.

Após a sessão do longa – dirigido por Kevin Reynolds e com Jim Caviezel, Guy Pearce e Richard Harris no elenco –, serão sorteados exemplares da obra clássica de Dumas entre os espectadores presentes.

As atividades do Mania de Ler em Iranduba terão ainda parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos de Pessoa Com Deficiência (Seped). No Cinema e Literatura, o órgão vai promover exibição de cinema acessível, com o filme “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili” (2008), a partir das 9h, com legendas e audiodescrição. A secretaria vai oferecer ainda jogos táteis e interações para os jovens leitores da Biblioteca Volante.

Intercâmbio entre leitores – Outra iniciativa da SEC na agenda da terceira edição do Todos Pelo Amazonas será a Feira de Troca de Livros e Gibis. Para participar, os interessados devem levar uma ou mais obras em bom estado de conservação – exceto livros didáticos. Cada livro ou gibi ofertado dará direito a um cupom para a troca por outra obra correspondente. A feira é realizada desde 2016 na Biblioteca Pública do Amazonas, e é um sucesso entre os leitores.

Ação conjunta – O Todos Pelo Amazonas oferece à população atendimentos gratuitos nos segmentos de cidadania, saúde, esporte e lazer. Os serviços oferecidos incluem atendimentos médicos clínicos e dermatológicos; aferição de pressão e teste de glicemia; serviços de embelezamento; exposição de artesanato; atividades de educação no trânsito para crianças, esportivas e de lazer, aulas de Zumba, entre outras.

A iniciativa intersetorial terá ainda emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho; emissão da Carteira Nacional de Artesão; palestras, oficinas e atividades profissionalizantes; serviços de atendimento ao consumidor; atendimento psicossocial à mulher vítima de violência; e atendimento jurídico.

Serviço: Todos Pelo Amazonas em Iranduba

Locais: Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro Silva, na Rodovia Carlos Braga, Km 1, no município de Iranduba

Data/hora: Sábado, dia 13 de janeiro, das 8h às 16h

Acesso: Gratuito e aberto ao público em geral

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...