terça-feira, abril 16, 2024
HomeSem categoriaManaus | Bandas de rua funcionarão até 23h no Carnaval 2018 e...

Manaus | Bandas de rua funcionarão até 23h no Carnaval 2018 e estão proibidos churrasco em espeto e bebidas em garrafa de vidro

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Segunda-feira


O governador em exercício e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, reuniu organizadores de bandas carnavalescas de Manaus, neste sábado (13/01), para apresentar as novas regras de realização de eventos pré-carnavalescos e carnavalescos em vias públicas do Estado em 2018. As medidas focadas na segurança dos foliões e na melhor aplicação das forças de segurança pública constam de portaria conjunta, assinada por órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.

 A nova portaria estabelece que bandas, blocos e eventos carnavalescos e pré-carnavalescos, ocorridos em vias e locais públicos de Manaus, devem acontecer até o limite de 23h. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) vai fiscalizar o cumprimento das regras e penalizar organizadores que descumprirem a regulamentação, com a possibilidade até de bloqueio de licenças para eventos por um ano.

 “Em todos eles, grandes ou pequenos, haverá uma patrulha de prontidão para dar segurança. Os eventos abertos estão limitados a até 23 horas. Esse é o horário que tem a troca de turno das polícias. Depois disso, à meia noite, é quando os ônibus param de circular e, com isso, as pessoas que têm dificuldades de se deslocar ficam a mercê de assaltantes. Essas medidas são para preservar as pessoas”, destacou Bosco Saraiva.

 De acordo com o titular da SSP, a venda de churrascos em espetos e bebidas alcoólicas ou não em garrafas de vidro representa um risco a segurança dos brincantes e não será permitida. Copos de vidro e a entrada de pessoas com materiais pontiagudos também serão barradas nas barreiras de triagem que as organizações das bandas serão obrigadas a montar.

 Até a sexta-feira passada, o Corpo de Bombeiros registrou 102 pedidos para a realização de eventos carnavalescos em vias públicas da capital. Além dos Bombeiros, é preciso registrar o evento nas Polícias Militar, Civil, no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Manaustrans, na Secretaria Municipal de Finanças (Semef), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), na Superintendência Municipal de Tranportes Urbanos (SMTU) e na Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

 “Estaremos integrados a todo o sistema de segurança em prol de dar um carnaval seguro para a sociedade amazonense, onde o Corpo de Bombeiros se faz presente, antecipadamente, dando as devidas autorizações para que ocorram as bandas e blocos na maior segurança possível”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire.

 Novas regras – Pelas novas regras, os organizadores das bandas devem encaminhar os documentos de liberação do evento com 15 dias de antecedência ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para serem incluídos no portfólio de operações integradas do sistema de segurança. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, explica que o efetivo da polícia militar será responsável pela segurança dos arredores do evento e pelo acompanhamento da triagem. Contudo, os organizadores são obrigados a contratar segurança particular.

 “A banda tem que ter a segurança particular contratada pelo coordenador do evento. Mas estaremos com a Polícia Militar acompanhando a quantidade de pessoas e o material que vai entrar, dando suporte às pessoas que vão entrar. A PM é responsável pela segurança do entorno”, enfatizou Brandão.

 Operação nas ruas desde o dia 6

 Desde o último sábado (6/11), a SSP deu início a Operação Alegoria Proibida, que faz parte do planejamento estratégico de fiscalização das forças de segurança e ocorrerá durante todo o período carnavalesco. O responsável pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), coronel Fábio Pacheco, explica que o objetivo é garantir a segurança da população durante os festejos carnavalescos.

 “Os órgãos se agrupam no colegiado e integradas têm sobre essas demandas dos solicitantes dos eventos. Cada um, é claro, nas suas atribuições, mas o colegiado também fala conjuntamente. Inclusive com seus poderes de notificação educativa”, reforçou Pacheco.

 A reunião deste sábado (13/06) contou com a presença, ainda, do delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, da corregedora-geral do Sistema de Segurança, Iris Trevisan, do secretário de Cultura (SEC), Denilson Novo, e a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Fonte | Secom

Fotos | Valdo Leão

Últimos Artigos

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Governo do AM apoia projeto de ensino-aprendizagem de Ciências

Resgatar a prática da feira de ciências na escola como ferramenta importante no processo...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...