Manaus | Sexta-feira
Estudantes da rede pública estadual de ensino que apresentam distorção idade-ano escolar, ou seja, estão cursando uma série, mas com atraso de mais de dois anos, estão sendo beneficiados pelo Programa de Correção de Fluxo Escolar da rede estadual – o Projeto Avançar, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc). O objetivo do programa é regularizar o processo escolar dos estudantes.
Implantado em 2005 nas escolas da rede pública estadual, o programa, no ano de 2017, atendeu a 10.966 estudantes de 167 escolas localizadas em Manaus e nos municípios do interior. Em 2018, as turmas serão formadas quando os procedimentos de matrícula na rede estiverem concluídos.
De acordo com o coordenador pedagógico da Gerência de Ensino Fundamental, Anos Finais, da Seduc, Raimundo Barbosa, os gestores escolares identificam os alunos que possuem distorção idade-ano escolar e, a partir disso, formam turmas que serão acompanhadas diariamente para que possam alcançar a idade-série correta na escola.
As turmas podem ser formadas por, no máximo, 30 alunos. A matriz curricular é idêntica a do ensino regular. A diferença é que no período de um ano os estudantes podem avançar até três séries, dependendo da fase em que eles estiverem matriculados.
Fases – O programa conta com quatro fases distintas: a primeira fase atende estudantes com idade a partir de 8 anos; a segunda fase do programa atende alunos que tenham entre 9 e 14 anos; a fase 3, por sua vez, é responsável pelos alunos que tenham entre 13 e 18 anos (6º ao 8º ano do ensino fundamental); e a fase 4 atende estudantes com idade de 14 a 18 anos (7º e 8º anos).
Estudantes matriculados nos 5º e 9º anos do ensino fundamental e no Ensino Médio (1ª a 3ª série) não são atendidos pelo programa de correção de fluxo. A avalição do aluno é feita em três níveis: não avançou (NAV); avançou (AV) e avançou muito (AVM). Se o aluno não avançar no período de um ano, ele pode permanecer no projeto e tentar mais uma vez.
Metodologia – Segundo o professor Raimundo Barbosa, a metodologia de ensino para os alunos que fazem parte do programa é diferenciada.
Ingresso na universidade – A coordenadora pedagógica da Gerência de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seduc, Nilza Goulart, informou que o programa tem alcançado excelentes resultados e, inclusive, tem garantido o ingresso de estudantes no Ensino Superior.