sexta-feira, abril 19, 2024
HomeSem categoriaTurismo | Serra da Valéria receberá ações de infraestrutura turística do Governo...

Turismo | Serra da Valéria receberá ações de infraestrutura turística do Governo do Estado

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus – Segunda-feira


O desenvolvimento do turismo no interior do estado é uma determinação do governador Amazonino Mendes. E com este objetivo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) esteve no Município de Parintins, localizado a 369 km da capital, neste final de semana, para formar parceria com a prefeitura municipal e iniciar os trabalhos de melhoria na infraestrutura turística.

O ponto principal da visita foi a Serra da Valéria, uma área rica em belezas naturais, muito apreciada pelos turistas, principalmente os estrangeiros, que chegam ao local durante a temporada de cruzeiros. A Serra é formada pelas comunidades Betel, Bete Semes, Santa Rita e São Paulo, sendo as duas últimas, as que recebem os visitantes e as que vão receber primeiro as ações de melhoria.

De acordo com o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, além da infraestrutura, ações de ordenamento das atividades serão realizadas nas comunidades. “Estamos trabalhando para consolidar a determinação do governador Amazonino de fomentar o turismo no interior. Aqui em Parintins, na Serra da Valéria, avaliamos um grande potencial que precisa ser ordenado e melhorado para oferecer aos turistas a melhor estrutura possível, e assim desenvolver ainda mais o ecoturismo de forma sustentável”, declarou Orsine.

Parceria – Para o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, a parceria com o Governo do Estado é fundamental para consolidar a atividade turística de Parintins. “Desde o início do governo Amazonino Mendes estamos trabalhando junto a Amazonastur, no sentido de trazer investimentos para a infraestrutura turística de nosso município. Estamos no Serra da Valéria, onde recebemos milhares de turistas todos os anos, por isso, estamos com o secretário Orsine apresentando as demandas do local, como a construção de um porto flutuante, um local para receptivo e também a construção de um museu, para que sejam apresentadas as peças do rico parque arqueológico da região”, explicou Bi Garcia.

Ações – Na comunidade de Santa Rita da Valéria, que fica no alto da Serra, será construído um mirante para observação da fauna amazônica. O local também se destaca pelo material arqueológico formado pela cerâmica do estilo Konduri, datada de cerca de mil anos. As peças foram avaliadas pelo presidente do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, e o arqueólogo Filippo Bassi, que será responsável por catalogar o material que será exposto no futuro museu da comunidade.

Na comunidade de São Paulo da Valéria, a Amazonastur vai disponibilizar um Terminal Fluvial Turístico (TFT) para apoio no receptivo e desembarque dos turistas, além de melhorias na estrutura de exposição do artesanato, o principal produto da comunidade.

Workshop – Ainda em Parintins, o Governo do Amazonas realizou o Workshop de Avaliação dos resultados da Pesquisa Socioeconômica do Festival Folclórico, no período de 2010 a 2017. A apresentação ocorreu na Escola de Tempo Integral Gláucio Gonçalves e foi realizada pela Amazonastur. O evento contou com a participação do prefeito Frank Bi Garcia, vereadores, representantes dos bumbás Caprichoso e Garantido, além do trade local.

O objetivo da pesquisa foi  identificar o perfil dos turistas, além de características da viagem e da experiência que viveram no município, indicadores econômicos, descrição do grau de satisfação acerca dos equipamentos e serviços turísticos. Os resultados foram bem recebidos pelos presentes. Na ocasião foram propostas ações para melhorar os serviços para o festival de 2018.
De acordo com o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, os dados vão nortear as ações que tanto o Governo do Estado, quanto a prefeitura, irão implantar para a melhoria da infraestrutura do município e também para a consolidação da atividade turística de Parintins.

“Parintins agora precisa alavancar de vez, por isso que o governador Amazonino Mendes nos determinou a estar aqui e fazer uma ação integrada com a prefeitura. Aqui existe um tesouro com valor inestimável e foi isso que o governador enxergou há 30 anos, quando construiu o Bumbódromo. O momento é de união em busca de melhorias para esse povo que tanto nos orgulha”, disse o titular do Órgão Estadual de Turismo.


O prefeito Frank Bi Garcia agradeceu o trabalho realizado pela Amazonastur e comemorou a parceria para futuras ações, entre elas a construção do museu municipal. “A Amazonastur hoje tem um papel fundamental para Parintins, afinal nossa cidade é turística e precisa dessa atenção especial do estado. Temos certeza que o resultado da pesquisa trará algumas mudanças para o festival desse ano, como em relação trânsito”, disse o prefeito.

Pesquisa – O levantamento feito pelo Órgão Estadual de Turismo mostrou um perfil principal de turistas que vem participando do evento, que é residente em Manaus e que passa no mínimo quatro dias no município. O índice geral de satisfação com o Parintins foi de 65% e a taxa de retorno ficou em 90,96%. A pesquisa completa foi entregue a equipe da prefeitura do município.

Atrativos – Uma das ações que o Governo do Estado, por meio da Amazonastur, vai realizar em parceria com a Prefeitura de Parintins é a construção do Museu Municipal de Parintins. O local do museu será o Palácio Cordovil, antiga sede da prefeitura, que será totalmente revitalizado.

O museu, segundo o prefeito Frank Bi Garcia, fará parte de um complexo turístico que será entregue até o Festival Folclórico de Parintins deste ano. “Vamos reformar totalmente o mercado municipal por meio de uma emenda do deputado federal Hissa Abraão. Daremos uma nova cara para essa parte da cidade, que juntamente com a Praça Digital e o museu, será um transformado em um complexo turístico que a gente sonha há muitos anos”.

Orsine Junior aproveitou para anunciar que o Governo do Estado vai confeccionar um uniforme padrão para todos os tricicleiros do município, além de cursos de espanhol e inglês para eles.

Festival – Colocar novamente os bois Caprichoso e Garantido em patamar internacional. Esse é um dos principais objetivos do Governo do Amazonas. “O festival ganhou dimensão internacional e agora temos que trabalhar para promovê-la ainda mais, por isso, a Amazonastur irá levá-los para ações nos Estados Unidos para eventos como a Semana do Amazonas e do ‘Passaport Day’, que vão ocorrer em Washington”, finalizou Orsine.

 

Fotos: Divulgação

Fonte: Secom

Redação por Mauricio Max

Últimos Artigos

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...