sexta-feira, abril 19, 2024
HomeSem categoriaEducação | Projeto da rede pública estadual distribui mais de 800 mil...

Educação | Projeto da rede pública estadual distribui mais de 800 mil livros a estudantes no Amazonas.

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Terça-feira


Além dos livros distribuídos, projeto conta com acervos digitais

Incentivar o hábito da leitura e da escrita nas escolas da rede pública estadual tem sido uma proposta constante da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), seja por meio de pequenos projetos ou através de grandes iniciativas. Uma dessas propostas é o Projeto Rede de Letras, que já distribuiu 860 mil livros a escolas de ensino fundamental e médio da capital e do interior do estado.

Criado em 2013, o projeto está ativo em 374 unidades de ensino em todo o estado, atendendo a mais de 460 mil estudantes. Na Seduc, a ação é coordenada pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DEPPE), por meio da Gerência de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais.

Dentre as obras contempladas no projeto estão acervos que abrangem diversas áreas de conhecimento, como a preservação do meio ambiente, ciência, história, cultura universal e obras de literatura portuguesa e brasileira, exclusiva para os alunos do ensino médio.

“O principal objetivo do projeto Rede de Letras é incentivar a prática da leitura e da escrita nas escolas. O projeto consiste na distribuição de obras literárias de cunho infanto-juvenil. Essas obras são trabalhadas pelos professores de Língua Portuguesa ao longo do ano letivo”, explicou uma das coordenadoras do projeto, Ozeli Martins.

Site – Uma das ferramentas que fazem parte do projeto é um site criado para facilitar a adesão pelos professores, assim como ampliar a utilização de ferramentas que auxiliem a aplicação do projeto nas escolas, além de fornecer atividades complementares às obras contempladas pelo projeto.

Além disso, no site, é possível que os estudantes tenham acesso a diversas obras literárias, que estão disponíveis, inclusive, para download. O acesso pode ser feito no link: https://sites.google.com/a/seduc.net/projeto-rede-de-letras/home.

Professores também têm um espaço exclusivo na ferramenta para divulgar as ações do projeto realizadas nas unidades de ensino em todo o estado, além de algumas sequências didáticas, que orientam o trabalho em sala de aula.

Formação continuada – Outra meta do projeto Rede de Letras é promover formações continuadas para os professores de Língua Portuguesa que atuam no projeto. O trabalho é feito através de cursos presenciais e também à distância, para os educadores do interior. As transmissões são feitas via Centro de Mídias de Educação (Cemeam).

Viviane Bitar, que também atua na coordenação do projeto, explica que as escolas realizam atividades do Rede de Letras durante todo o ano letivo e nessas ações, é possível verificar que os índices de escrita e leitura entre os alunos têm melhorado.

“O acompanhamento das ações do projeto é feito durante o ano. As escolas vão trabalhando com as obras e é feita uma culminância desses projetos, onde é apresentado o trabalho de todo o ano letivo. Nessas ações, é possível verificar as melhorias nas escolas a partir do projeto, principalmente no que diz respeito aos índices de leitura e escrita”, explicou Bitar.

 Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...