quinta-feira, março 28, 2024
HomeSem categoriaSaúde | Susam registra 854 atendimentos de urgência e emergência e considera...

Saúde | Susam registra 854 atendimentos de urgência e emergência e considera fim de semana de Carnaval tranquilo

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...
Manaus – Terça-feira


Um total de 854 pacientes receberam atendimento, na sexta (09), sábado (10) e domingo (11) de Carnaval, nas unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em Manaus. Os principais casos registrados são de quedas.
 
Para o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, o fim de semana foi considerado tranquilo. “O Governo do Estado preparou uma ação integrada para o Carnaval, que vem dando bons resultados. O fim de semana, no âmbito da saúde, foi considerado tranquilo. Isto é fruto de muitos fatores: mais policiamento nas ruas e nos blocos de Carnaval, equipes de trânsito atuando e conscientização para a população do Amazonas. Esperamos que o restante do feriado siga assim, aproveitando a folia com responsabilidade”, destacou.
No domingo de Carnaval, as quedas continuaram liderando as ocorrências nos prontos-socorros. Foram 122 atendimentos em prontos-socorros, de um total de 255 ocorrências. Na sexta e sábado, somaram mais 338 casos de queda. 
 
Os acidentes envolvendo moto ou carro levaram 62 pacientes aos prontos-socorros no domingo. Desde sexta-feira (9), foram 214 pessoas lesionadas em acidentes de trânsito. Foram registrados ainda, no domingo, seis casos de atropelamento.
 
Com relação a feridos por arma de fogo, na sexta foram dez casos, no sábado esse número caiu para três e no domingo voltou a subir, para seis registros. Já os ferimentos de arma branca somaram 24 ocorrências. O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, localizado na avenida Torquato Tapajós, não registrou nenhum caso de ferimento por arma branca.
 
A diretora do HPS 28 de Agosto, Cláudia Teixeira, destaca uma redução nos casos mais frequentes de ocorrências em períodos de grandes festas. “Feriados como o Carnaval e outras grandes festas costumam ser desafiadores, com muitos registros de acidentes por falta do cumprimento da Lei Seca, ferimentos por arma de fogo e armas brancas, e outras formas de violência. Felizmente, isto não vem se repetindo neste carnaval e esperamos que continue assim”, declarou.
Leitos – Para melhorar os atendimentos de urgência e emergência no feriado, a Susam transferiu pacientes que estavam nos prontos-socorros para leitos de retaguarda abertos pela secretaria. Ao todo, foram 49 pacientes transferidos entre a sexta e o sábado de Carnaval.
 
Na sexta-feira, foram abertos 47 novos leitos no Hospital da Fundação Adriano Jorge, que se somaram a mais 45 na Beneficente Portuguesa e outros 56 no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte.
 
O objetivo da secretaria com a ação é aliviar a lotação nos prontos-socorros, principalmente neste período de Carnaval. A medida surtiu efeito.
 
Reforço – Além da abertura de novos leitos de retaguarda em hospitais da rede, a Susam reforçou o atendimento nas grandes unidades, SPAs e até maternidades, com abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares, e aumento das equipes de plantão.
 
Na manhã de sábado, o secretário Estadual de Saúde, Francisco Deodato, inspecionou as três principais unidades de urgência e emergência da capital – os prontos-socorros 28 de Agosto, na zona centro-sul, Platão Araújo e João Lúcio Machado, na zona leste, para conferir a estrutura das unidades que estão funcionando seguindo o esquema especial montado pela Susam para o feriado de Carnaval.
 
Segundo Deodato, tudo está funcionando conforme o planejado. “Estamos com as três grandes unidades de urgência prontas para atender às pessoas. Obviamente, esperamos que não seja necessário, pedindo a elas que se divirtam com tranquilidade, que evitem os excessos, mas, se for necessário, nos estamos prontos para isso”, disse Deodato, ao ressaltar que a determinação do governador Amazonino Mendes foi de que o atendimento ocorra de forma tranquila.
Além dos três prontos-socorros visitados, explica Deodato, também houve reforço na rede de prontos-socorros infantis e de Serviço de Pronto Atendimento (SPAs), que estão dando suporte às unidades maiores. “Todas as demais unidades que compõem a rede de urgência e emergência foram reforçadas com equipamento, com abastecimento de produto, com fluxo pronto e especial para atender as pessoas no Carnaval”, ressaltou o secretário.
 
Sambódromo – A equipe da Susam que trabalhou nos dois dias de desfiles das escolas de samba de Manaus, no Sambódromo, realizou 30 atendimentos. Em oito deles, foi preciso remover as vítimas para prontos-socorros ou SPA. Nenhum dos casos foi de gravidade. 
 
O posto de atendimento funcionará novamente nesta segunda-feira (12), durante o Carnaboi. A central conta com uma equipe composta por dois médicos, um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem, dois servidores administrativos, um coordenador e um motorista de ambulância. 
Foto: Divulgação
Fonte: Secom
Redação por Mauricio Max

Últimos Artigos

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Inpa e CMA discutem sobre cooperação em pesquisas na Amazônia

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o professor Henrique Pereira,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...