quinta-feira, março 28, 2024
HomeSem categoriaEsporte | Abertura dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) será nesta sexta-feira...

Esporte | Abertura dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) será nesta sexta-feira (13), no município de Coari

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus – Sexta-feira (13.04)


A abertura da 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) será realizada no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus em linha reta), nesta sexta-feira (13), às 18h, no ginásio municipal Geraldo Granjeiro, localizado na rua Capitão Silva, bairro Tauá Mirim. A competição, que é a principal disseminadora de talentos e promessas do Estado, é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

De acordo com o professor Egídio Pinto, chefe do Departamento de Desporto, o JEAs deve envolver aproximadamente 300 mil alunos entre 12 e 17 anos. “Essa competição tradicional em nosso Estado há mais de quatro décadas movimenta toda a rede escolar estadual, municipal, federal e particular, além de ser uma grande oportunidade para crianças e jovens poderem mostrar seu talento e representarem o Amazonas em nível nacional, com os Jogos Escolares da Juventude (JEJs). Neste ano, 56 municípios participarão do evento, que é uma ferramenta de inclusão magnífica”, destacou.

Na solenidade de abertura do maior torneio interescolar do Estado, estarão presentes autoridades esportivas de Coari e da capital, além de cerca de 600 atletas que irão participar da programação preparada para o evento. Ao todo, oito pólos terão seletivas para definir os representantes da fase final do JEAs, que será em julho, na capital.

Inclusão – Para o secretário da Sejel, Manoel Almeida, a realização dos Jogos Escolares é importantíssima, pois é uma ferramenta de inclusão de crianças e jovens amazonenses no meio desportivo. “O Amazonas possui uma estrutura grandiosa e nosso povo é potencialmente talentoso. E é justamente por meio do esporte que podemos oferecer, principalmente às crianças e jovens, uma oportunidade de se destacarem em sua modalidade e poderem competir nacionalmente. Temos orgulho de nossos atletas e tenho certeza que o JEAs será uma vitrine para novos talentos de nosso Estado”, disse. 

Modalidades – Dentre as modalidades estão atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, entre outras.

Capital – Em Manaus, os jogos acontecerão de 11 a 22 de junho, em vários ginásios.

Polos – Confira a ordem de realização dos jogos que irão ocorrer no interior, entre os meses de abril e maio:

– Polo IV (Alvarães, Coari, Codajás, Japurá, Maraã, Tefé e Uarini), de 12 a 17 de abril, com sede em Coari.  

– Polo VI (Apuí, Autazes, Borba, Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã), de 19 a 24 de abril, com sede em Borba.

– Polo II (Itacoatiara, Itapiranga, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba), de 10 a 15 de maio, com sede em Itapiranga.

– Polo VII (Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá), de 17 a 22 de maio, com sede em Envira.

– Polo III (Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Parintins), de 24 a 29 de maio, com sede em Parintins.

– Polo V (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins), de 31 de maio a 05 de junho, com sede em Jutaí.

– Os Polos I (Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão e Presidente Figueiredo) e IX (Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira), estão com datas e locais a serem definidos. Já o pólo VIII (Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauiní e Tapauá) não participará, por não ter nenhum atleta inscrito na competição.

FOTOS: MAURO NETO/ TÁCIO MELO

Fonte: Secom

Redação por Mauricio Max

Últimos Artigos

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Inpa e CMA discutem sobre cooperação em pesquisas na Amazônia

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o professor Henrique Pereira,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...