quinta-feira, março 28, 2024
HomeSem categoriaManaus | Restaurantes do Centro recebem conscientização da Prefeitura

Manaus | Restaurantes do Centro recebem conscientização da Prefeitura

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Domingo | Cidades (13/05)


Mais de 20 estabelecimentos comerciais de cinco ruas no centro de Manaus receberam equipes de conscientização da Prefeitura de Manaus, nesta sexta-feira, 11/5. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) visa regular o acondicionamento e disposição do lixo por parte dos comerciantes. Ao menos 15 agentes de sensibilização estiveram em algumas das ruas mais movimentadas do comércio no Centro, conversando com comércios do tipo restaurantes, bares e lanches, acerca da disposição do lixo. “Nossas equipes de coleta nas ruas comerciais vêm tendo problemas com o lixo disposto pelos restaurantes. Como o acondicionamento de resíduos alimentares não tem sido feito corretamente, as sacolas são violadas por animais, frequentemente, dificultando a coleta. A limpeza do Centro de Manaus é prioridade para o prefeito Arthur Neto, por isso, vamos buscar um entendimento com os comerciantes”, explica Fábio Araújo, coordenador do trabalho.

 Em conversa com as equipes de conscientização, Julie Ortonis, gerente de um bistrô localizado na rua Dr. Moreira, elogiou o trabalho e acredita em melhorias por parte das lojas vizinhas. “Acho que esses problemas podem ser facilmente superados. Esse trabalho é um meio de mostrar à sociedade que todos podemos contribuir para um espaço mais saudável. Precisamos lutar para que as pessoas mudem os hábitos”, afirma.

 As equipes ainda se depararam com sacos de lixo, dispostos de forma errada e à mercê da ação de animais, em horários distantes da passagem do coletor. “A coleta aqui nas ruas mais movimentadas pelo comércio é em dois horários: 15h e 17h. Não tem porque colocar o lixo às 9 horas da manhã, bem no meio da passagem do consumidor”, aponta Mirian Souza, agente de conscientização.

 Gabriela Loureiro, dona de um restaurante na rua Marechal Deodoro, apoia a ação, e segundo ela, a coleta tem sido bem organizada. “Esses dois horários de coleta atendem bem à demanda. O que precisa é alguns comerciantes terem mais bom senso. Não dá para continuar a colocar o lixo de qualquer jeito”, comenta.

 Durante a ação, cinco ruas foram visitadas: Marechal Deodoro, Guilherme Moreira, Dr. Moreira, Henrique Martins, 7 de Setembro e Marcílio Dias. A Semulsp pretende intensificar a fiscalização e articulação com os estabelecimentos do centro de Manaus, para garantir a manutenção da limpeza da região. Esse ano, mais de 200 ações de conscientização já foram feitas, com mais de 10 mil pessoas alcançadas em diversas áreas da cidade.

Redação por Eric Lima

Fonte: SEMCOM

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...