sexta-feira, março 29, 2024
HomeSem categoriaServiços | Seinfra realiza palestra sobre aspectos legais de obras sustentáveis

Serviços | Seinfra realiza palestra sobre aspectos legais de obras sustentáveis

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Sexta-feira


A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizou, na manhã desta quinta-feira (07/06), uma palestra sobre “Aspectos legais para obras sustentáveis”, ministrada pelo advogado Diogo Diniz Ferreira de Carvalho, procurador de Meio Ambiente da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE). A palestra, organizada pelas assessorias Ambiental e de Comunicação da Seinfra, ocorreu no auditório da secretaria e fez parte das ações comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizadas nos dias 5, 6 e 7 de junho com o lema “Desenvolvimento com responsabilidade ambiental”.

O evento ocorreu dentro do 2º Ciclo de Palestras promovido pela Seinfra com o objetivo de conscientizar e capacitar órgãos e técnicos que lidam com todos os aspectos que envolvem obras, em especial as questões ambientais que, em sua maioria, são fatores predominantes nos itens de legalização e licenciamento dos trabalhos de utilidade pública.

Destinada aos engenheiros fiscais de obras, arquitetos e advogados das secretarias ligadas a essa área, a palestra contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM); da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab); da Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); da própria Seinfra e de suas contratadas.

De acordo com o palestrante, a preocupação do Direito Ambiental com a construção civil acontece, principalmente, porque ela é um dos ramos de atividade humana que mais interage e prejudica o meio ambiente. “Por isso há a necessidade de se ter o devido cuidado quanto ao cumprimento das leis ambientais, de modo a prevenir possíveis danos causados ao meio ambiente por esta atividade”, ressaltou o procurador Diogo Carvalho.

Márcio Guimarães, engenheiro da Sema, também se fez presente ao evento e afirmou que a palestra foi muito esclarecedora e que hoje se nota que a preocupação é bem maior com os impactos ambientais. “Até bem pouco tempo as licenças ambientais eram vistas como entrave para realização das obras. Agora, tanto os órgãos públicos quanto as empresas já têm noção da importância de se manter o meio ambiente o menos degradado possível”, frisou.

A palestra encerrou a Semana do Meio Ambiente realizada pela Seinfra, em parceria com órgãos como a Sema, Ipaam, Ufam, Semmas, PGE, Seduc, Suhab, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, com apoio das construtoras Etam e Amazônidas.

Fonte: Secom

Redação: Elton Lima Barbosa

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...