Agenda Cultural Amazonas Manaus

Parintins | Caprichoso é bicampeão do Festival Folclórico de Parintins

Manaus | terça-feira

O Boi-Bumbá Caprichoso venceu o 53º Festival Folclórico de Parintins e conquistou o tão sonhando bicampeonato  apresentando o tema “Sabedoria Popular – Uma Revolução Ancestral”. Mesmo depois incidente em que a alegoria do “Ritual de Transcendência Yanomani” pegou fogo na concentração do Bumbódromo e foi completamente destruída, sendo parte do encerramento da segunda noite, um dia antes da abertura do festival, na última quinta (26).

Mas apesar das dificuldades que se encontravam, em menos de um dia, cerca de 100 artistas do boi fizeram a recuperação da alegoria, surpreendendo o público que acompanhava em tempo real, principalmente nas redes sociais, onde compartilharam muitos elogios.

Caprichoso abriu a primeira noite e fechou as duas últimas, marcadas pela exaltação da cultura negra e da religiosidade afro, mostrando na arena de maneira singela ao lado da cultura indígena os elementos da umbanda e do candomblé e a luta de ativistas amazônicos pela floresta e pela ancestralidade, a última noite foi marcada também pela despedida da Rainha do Folclore, Brena Dianná no posto há dez anos, que se emocionou após a apresentação.

A apuração das notas dos jurados aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (2) no Bumbódromo de Parintins, tradicional arena de disputa dos bumbás que comemorou 30 anos em 2018. Ao todo, o Caprichoso somou 1.259,10 pontos  com diferença de 3,7 pontos contra 1.255,4 do Boi-Bumbá Garantido que foi penalizado com a perda de um ponto na avaliação da segunda noite pelo uso irregular de fogos de artifício na arena do Bumbódromo.

Foto: Pedro Coelho, Riso Alencar, Arleilson Cruz.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

 

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: