Sem categoria

Web | WhatsApp terá equipe de especialistas para combater Fake News

Manaus | quinta-feira

O aplicativo instântaneo de mensagens, WhatsApp, confirmou ao governo indiano que vai montar uma equipe de especialistas no país asiático para combater Fake News localmente.

Ainda não se tem ideia de como exatamente o aplicativo pretende combater a disseminação de notícias falsas em uma plataforma criptografada de ponta a ponta, mas talvez tenha possibilidade em criar uma agência de checagem de fatos própria para conferir links e imagens compartilhada entre os usuários. Por enquanto nada foi confirmado.

O motivo principal desse tipo de monitoramento, foi após mais de 30 pessoas morrerem na Índia por conta da desinformação disseminada no aplicativo nos últimos anos. O ministro indiano para ciência e tecnologia vem cobrando ações do app para combater diretamente esse tipo de conteúdo e caso a plataforma não tome as medidas necessárias, haverá mais  mortes sendo de total responsabilidade do WhatsApp.

Diante disso, o WhatsApp vem trabalhando em formas de ajudar os usuários a identificar conteúdo suspeito. Agora, sempre que alguém encaminha alguma foto, link ou mensagem, o receptor desse conteúdo é avisado de que aquilo foi encaminhado e não foi originalmente digitado pela pessoa que enviou. O objetivo é fazer com que a pessoa desconfie daquilo que recebeu por não ser de uma fonte desconhecida.
fake-news-whatsapp-09113236679025

Fotos: divulgação.

Fonte: WhatsApp.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade