Artigos

Eleições | Quem vai enfrentar Amazonino no 2º turno?

WhatsApp Image 2018-08-16 at 10.08.25

Manaus | Artigo de opinião Eric Barbosa


O jogador que move peças!

Amazonino Mendes, de todos os candidatos é o único que já compreende forças e desempenho suficiente para iniciar a eleição gabaritado para o 2º turno. Porém, precisa entender que após o início da campanha, não poderá errar.

Amazonino executou uma cartilha que Gilberto Mestrinho executava nas eleições, influenciar para o tabuleiro da eleição se conforma do jeito que tenha mais chances de vitória.

No seu planejamento, Amazonino já sabe quem ele gostaria de enfrentar no 2º turno. Amazonino moveu peças antes das convenções, com iniciativas que ‘’drenaram’’ o ímpeto em apenas uma figura com discurso de novo e renovação. David Almeida e Wilson Lima dividem esse espaço agora.

Wilson como muita força na capital, dilui as intenções de votos que poderiam se concentrar em apenas um candidato, que ganharia força com discurso da mudança.

Não direcionou esforços para compor com candidato Omar Aziz, e assim, a eleição se inicia com 3 forças se dividindo para tentar chegar no 2º turno.

Iniciar a eleição nesta condição, carrega seus pontos favoráveis e desfavoráveis, sendo necessário uma vigilância constante de não cometer erros, seja em participação ou não em debates, discurso, respostas e coerência. A equipe de Amazonino terá o desafio de compreender o que representa Amazonino Mendes no imaginário coletivo do eleitorado.

O jogador inteligente

David Almeida foi muito inteligente em antecipar suas movimentações e os possíveis cenários que a disputa poderia se definir em 2018. Em breve passagem pelo governo, teve a sorte de assumir pós José Melo, favorecendo assim uma comparação sem muita cobrança, pois José Melo estava com reprovação popular muito alta.

Mas, David foi efetivo em construir seu nome prevendo a disputa de 2018. David, conseguiu com êxito agradar as categorias certas, e angariou em sua volta uma densidade de força, que habilita a ser um dos nomes com mais chances de chegar no confronto do 2º turno.

David, terá em sua equipe a mesma efetividade que ele construiu? Conseguiria se manter a ponto de deixar para trás Omar Aziz?

Se David se manter na disputa de 2º turno, terá derrotado uma forte liderança que é Omar Aziz, e terá superado Wilson Lima que ganha força por sua representatividade alinhada ao ‘’Figura Fora da Política’’.

O jogador que sabe ler o cenário

Para os especialistas em pesquisas que detém informações fechadas sobre a disputa desta eleição, uma pergunta norteia a candidatura de Omar Aziz.

O quanto Omar Aziz conseguira crescer?

Omar Aziz já leu o cenário e percebeu o principal ponto de reprovação hoje da população. Também, já contabilizou as lideranças certas no interior e na capital.

Omar formou sua base na capital com nomes de alto desempenho nas intenções de votos. O discurso já está alinhado entre o principal ponto de reprovação e o seu histórico de trabalho: A Segurança.

Omar Aziz deverá reativar no sentimento do eleitor a compreensão de que seus projetos deverão voltar.

Discurso, marketing e publicidade já estão todos alinhados. No quesito grupo, Omar Aziz já está preparado para ir para as ruas disputar a conquista de votos.

Ao final do mês de agosto, voltaremos para a mesma pergunta, quanto Omar Aziz conseguiu crescer?

Artur Neto, seu principal apoio, perdeu controle sobre dois nomes fortes na gestão municipal, em que Amazonino traz Rotta como uma peça de confronto com atual prefeito.

Uma pergunta surge, sobre esse fato? Quem se beneficia na disputa Artur vs Rotta? Seria o jogador inteligente que passa despercebido, no meio deste confronto?

O jogador que não precisa ser jogador

Wilson Lima e o jogador desta eleição que terá menos cobrança por parte do eleitor. Até agora, efetivamente Wilson Lima não conseguiu responder a simples pergunta:

Por que Wilson Lima quer ser governador?

Terá como seu maior desafio o fato de ter construído sua imagem como apresentador de TV. O eleitor já teve experiências passadas que não deram muito certo, e olham com desconfiança para esse candidato.

Carrega como principal triunfo, ser uma figura fora da política e ter o tempo de tv batendo na gestão e problemas da cidade. Porém, Wilson Lima tem muitos questionamentos a responder.

O seu grupo de apoio sempre teve projeto de alcançar um nome na prefeitura ou governo do estado. Mas, pode Wilson Lima estar gabaritado a ser um governador de um estado como o Amazonas?

Wilson inicia a eleição com o seu teto?

A próxima pesquisa poderá apontar o desempenho de cada um dos candidatos, de acordo com as perguntas propostas neste artigo.

Eleição e Eleição, e nesse momento, terá o melhor desempenho quem melhor compreender o eleitor.

Redação por Eric Barbosa

Siga-nos

Parceiros