terça-feira, abril 16, 2024
HomeSem categoriaÚltimas | Juiz diz que EM TEMPO faz notícia 'fake' contra Amazonino...

Últimas | Juiz diz que EM TEMPO faz notícia ‘fake’ contra Amazonino Mendes

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Terça Feira (19/09)


O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) Ricardo Sales julgou como caluniosa, inverídica e ofensiva, a “reportagem” veiculada no dia 13 deste mês, no jornal Amazonas Em Tempo, com o título “Amazonino faz declaração de bens fake à Justiça”, e a manchete do periódico com a frase “Amazonino fez declaração fake”. Calúnia, difamação e injúria são crimes contra a honra das pessoas, previstos judicialmente pelo Direito Brasileiro, no Código Penal (CP) e submetidos a sanções, como penas de reclusão e multas.

Na decisão, o magistrado determinou a imediata retirada do ar dos links das “matérias” na internet, sob pena de multa de R$ 10 mil, em caso de descumprimento.   Diante da ação movida pelos advogados da coligação “Eu voto no Amazonas”, que tem como candidato à reeleição, o governador Amazonino Mendes, o juiz Ricardo Sales sustentou que o Em Tempo cometeu crime em afirmar que Amazonino mentiu ao reportar o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral, e que ele possui imóvel de valor milionário. “Sem fazer prova do alegado, os representados, ao arrepio da legislação que assegura o debate na seara democrática, sugere o cometimento de ilícito tipificado no art. 350 do Código Eleitoral”, diz   a decisão.

O juiz ressaltou que o jornal, que tem como razão social a Norte Editora Ltda., não pode interferir na disputa eleitoral com condutas inverídicas. “Embora a imprensa e a liberdade de expressão sejam instrumentos essenciais à própria existência da Democracia, entendo que tais institutos não podem ser utilizados para interferir, mediante a propaganda negativa evidente, no equilíbrio da disputa eleitoral. Sob tal espectro, reputo presentes os requisitos necessários para concessão da tutela pleiteada para determinar a exclusão do conteúdo, por constatar que sua permanência tem o condão de influenciar negativamente em desfavor do representante, perante o público-alvo”, julgou.

No mês passado, a Justiça Eleitoral  julgou que um  artigo publicado no Em Tempo  imputou acusações injuriosas e caluniosas contra Amazonino e  determinou a retirada da publicação no site e no Facebook. De acordo com a decisão, a conduta do jornal “é incompatível com o regular exercício do direito constituciona  liberdade de expressão e de informação”.

A coligação considera que o  Em Tempo vem cometendo há tempos atos de injúria contra Amazonino, em diversas oportunidades. E respondeu que o candidato é, pela quarta vez   governador do Amazonas  e foi três vezes prefeito de Manaus. Em toda sua vida pública demonstrou  honestidade e disposição para grandes realizações em prol do povo do Amazonas. E foi responsável por  algumas das mais importantes obras e ações em toda a história do Estado, entre elas a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a constante defesa da Zona Franca de Manaus, para garantir o emprego a milhares de trabalhadores.

Últimos Artigos

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Governo do AM apoia projeto de ensino-aprendizagem de Ciências

Resgatar a prática da feira de ciências na escola como ferramenta importante no processo...

UEA realiza apresentação de orquestra infantil no Teatro Amazonas

Em homenagem ao Dia das Mães, o Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Governo do AM apoia projeto de ensino-aprendizagem de Ciências

Resgatar a prática da feira de ciências na escola como ferramenta importante no processo...