Conteúdo & Informação

ELEIÇÃO 2018 | Eleição de 2º turno entra na semana final com 03 Institutos prevendo vitória de Wilson Lima com larga vantagem sobre Amazonino Mendes.

Manaus | Sexta Feira (20/10/2018)


Faltando 09 dias para o término da eleição para o governo do Amazonas, Institutos de Pesquisas convergem no mesmo comportamento de dados sobre a disputa de 2º turno entre Wilson Lima (PSC) e Amazonino Mendes (PDT). De acordo com os resultados publicados, Wilson Lima (PSC), pode ter grande vantagem de votos sobre Amazonino Mendes (PDT) no próximo domingo. O Instituto Pesquisa 365, de Durango Duarte, publicou dados de intenção de votos no dia 18 com resultado: Wilson Lima (63%) X Amazonino Mendes (37%) em votos válidos.

Em vídeo divulgado por Durango, o pesquisador afirma ‘’que segundo os dados, não é possível uma possível ‘’virada’’ a favor de Amazonino Mendes, dando como irreversível a vitória de Wilson Lima’’.

No dia 19, o Instituto Pontual divulgou estudo com 2.848 eleitores entrevistados em Manaus e 09 municípios. De acordo com dados da Pontual, em votos válidos, Wilson Lima será o novo governador no dia 28/10. A pesquisa publicada aponta Wilson Lima (68,41%) e Amazonino alcança (31,59%). Um dos destaques do estudo foi o forte crescimento de Wilson Lima nos municípios com maior densidade de eleitores como Manacapuru; Itacoatiara; Parintins.

‘’Pesquisa é uma fotografia do momento, mas a tendência dos dados, nos mostram que Wilson Lima será o novo governador do Amazonas, uma interpretação matemática que traz uma previsão inquestionável’’. Eric Barbosa

No dia 19, o Instituto Ibope publicou pesquisa apontando Wilson Lima (65%) e Amazonino Mendes (35%). Após publicação do IBOPE, são 03 Institutos que concordam com os mesmos resultados a considerar a margem de erro. No dia 28, com a previsão dos Institutos se concretizando, Wilson Lima deverá ter uma vitória com diferença histórica, nunca vista após o processo de democratização das eleições no Amazonas.

A previsão dos Institutos sobre a eleição de 2º turno entre Wilson Lima e Amazonino Mendes, está dialogando com o comportamento das eleições em outros estados, principalmente no 1º turno, quando figuras sem lastro político, ou articulação, tempo de tv, conseguiram desbancar figuras políticas com histórico, tempo de tv e grande coligação de partidos.

No início do 1º turno, pela construção das coligações e histórico de força política, era esperado que a disputa pelo governo do Amazonas, seria entre Amazonino Mendes e Omar Aziz, o que não aconteceu. Omar Aziz e Amazonino Mendes, dividiram a vitrine da rejeição, durante todo o 1º turno, tanto na capital quando no interior. Omar, teve somente 142.804 votos em resultado final, resultando em apenas 8,07% dos votos. Wilson Lima, não tinha grande tempo de tv, e iniciou a disputa com poucos partidos em sua coligação. Alcançou 596.585 votos, ocupando o 1º lugar.

‘’O resultado do 1º turno e a reprodução de um fenômeno que está acontecendo em todo o país, quando estreantes, saíram do 4º lugar e venceram as eleições de maneira inesperada’’ concluiu Eric Barbosa

Redação por Eric Barbosa

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: