Conteúdo & Informação

Política | Quem poderá atender ao perfil de Presidente da ALE?

Manaus | 31/10/2018


Após eleição que elegeu o novo governador do Amazonas Wilson Lima, os bastidores se movimentam em torno do processo de escolha do novo presidente da ALE.  Três nomes estão sendo cogitados, em diferentes grupos que reúnem apoios, sendo: Josué Neto, Serafim Corrêa e Dermilson Chagas.
Vale ressaltar, que dentre os deputados novos e reeleitos, muitos consideram como premissa, ter que pertencer à base de governabilidade, visto o grande apoio a nova gestão conquistado nas urnas.  A escolha do novo presidente da ALE, está atendendo como critérios o que foi sinalizado nas urnas, o sentimento de renovação, e o abandono das práticas ‘’viciadas’’.
O próximo presidente da ALE, precisa ter o perfil de um deputado conciliador, articulado e que tenha habilidade de transitar nos espaços necessários. A exemplo, o Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público (MP), e outros setores. Pois, a relação da ALE com essas Instituições precisam ser harmônicas, sendo necessário o diálogo aberto e a mediação em questões importantes.
No que tange ao ambiente interno da ALE, o próximo presidente precisa ter habilidade e sensibilidade de dialogar com todos, despido de vaidades, e preferências pessoais. Neste ambiente, divergir é saudável, porém, Josué Neto, Serafim Corrêa e Dermilson Chagas já serão testados neste momento.

Qual deles tem mais habilidade de reunir apoiadores ao seu redor?
No próximo ano, o novo governador será cobrado pelo sentimento de expectativas latente na população, visto mais de 1 milhão de amazonenses que depositaram suas expectativas em Wilson Lima.

O novo governador já afirmou que ”deverá respeitar a decisão dos deputados”, ou seja, Wilson não deverá exercer influência nesse processo.
A figura de um jovem, hábil, articulado, e com habilidade de dialogar, deverá ser necessário para pautas que deverão ser discutidas em prol da população. A postura de embate, polêmico, sem poder de negociação, com certeza não está em consonância com o perfil necessário para o próximo presidente da ALE.
Redação por Eric Lima

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: