quarta-feira, abril 17, 2024
HomeMundoPolítica | A agenda de Trump que promete sacudir o G20.

Política | A agenda de Trump que promete sacudir o G20.

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus| 29 de Novembro de 2018 (Quinta-Feira)


A agenda do presidente do país mais poderoso do mundo é extremante corrida e cheia de compromissos ainda mais quando organizada em torno do evento que reúne as maiores economias do planeta, o G20.

Entre os compromissos de Donald Trump, reuniões bilaterais e trilaterais estão incluídas. De acordo com a Casa Branca, o presidente americano conversará com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o presidente argentino, Mauricio Macri, sem deixar de fora os líderes da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e da Turquia, Recep Erdogan. Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, também será recebido e a dupla estará acompanhada do presidente da Índia, Narendra Modi.

Os desdobramentos de alguns dos encontros em solo argentino prometem impactar todo o planeta.

A cúpula acontece a partir desta sexta-feira, 30 de novembro, em Buenos Aires, Argentina.

Os principais compromissos são:

Trump x Xi Jinping

A mais esperada das reuniões é sem dúvidas aquela com o presidente chinês, a primeira entre os líderes desde a troca de farpas que resultou na imposição de tarifas comerciais e a escalada na guerra comercial China x EUA.

Embora exista alguma expectativa de que esse encontro arrefeça os ânimos e, quem sabe, faça com que os países acertem uma trégua, Trump segue ameaçando Xi com mais aumentos. Ao jornal americano The Wall Street Journal, o presidente americano disse que poderá atacar o restante das importações chinesas aos EUA se a conversa em Buenos Aires não for boa.

É impossível prever o resultado dessa reunião.

Trump x Putin

Trump também irá aproveitar os ares sul-americanos para ficar frente a frente com Vladimir Putin, presidente russo. De acordo John Bolton, assessor de segurança nacional de Trump, a conversa com o presidente russo irá tratar de uma série de questões, como o Oriente Médio, comércio de armas e, é claro, a Ucrânia, com quem a Rússia voltou a se engalfinhar na última semana.

A reunião mais conturbada é aquela entre Trump e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. De um lado, há o choque internacional pelo assassinato brutal do jornalista saudita e notório crítico do regime, Jamal Khashoggi. Do outro, as tentativas de Trump em influenciar os preços do petróleo e manter as vendas de armas num momento de relativa aproximação entre Arábia Saudita e Rússia.

O caso gerou um desentendimento, uma vez que líderes globais estão retaliando o reino em razão da morte de Khashoggi. A Alemanha, por exemplo, cortou a venda de armas ao país, enquanto a França impôs sanções contra cidadãos sauditas envolvidos. Trump, contudo, já disse que não irá adotar qualquer medida contra a Arábia Saudita e reafirmou a “parceria” entre os países. E isso depois de um relatório da CIA que concluiu a ligação do príncipe com a morte.

Embora a Casa Branca tenha dito que uma reunião formal entre os líderes não está na mesa, a secretária de imprensa da gestão Trump, Sarah Sanders, não descartou que um encontro pudesse acontecer em paralelo da agenda lotadíssima de Trump. Já MBS, como o príncipe é apelidado, esse está agora se esforçando para reconstruir a imagem do país após as revelações chocantes sobre a morte do jornalista.

Foto: reprodução.

Redação Portal Pontual.

Últimos Artigos

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...