Opinião Pesquisa & Publicações

Pontual | Faixa Azul é reprovada por motoristas em Manaus, segundo pesquisa

Manaus | 30 de Novembro de 2018 (Sexta-feira)


Após concluir sete meses liberada para todos os veículos, a Faixa Azul, retornou no sábado (24) a ser um corredor exclusivo para ônibus e veículos autorizados. A Prefeitura de Manaus garantiu no primeiro dia de funcionamento ativo, que a faixa foi bem recebida pelos amazonenses.

A faixa está localizada nas avenidas Mario Ypiranga, Constantino Nery e Torquato Tapajós, apenas ônibus táxis e veículos devidamente identificados e autorizados (guinchos em serviços de remoção, urgência e emergência e entre outros) podem trafegar no corredor. Apenas nos domingos e feriados a faixa é liberada para todos os veículos.

O objetivo inicialmente é reduzir o custo de tempo de viagem para o transporte coletivo e melhorar o fluxo de veículos.

O Instituto Pontual de Pesquisas realizou o levantamento de consulta pública, nos dias 29 e 30 desse mês, com 183 motoristas entrevistados ressaltando os seguintes questionamentos:

  • se a faixa é bem recebida pelos motoristas;
  • se ela contribui para o fluxo de trânsito;
  • o impacto de tempo causado devido a faixa.

Resultados

Cerca de 71% dos motoristas reprovam o uso da Faixa Azul contra apenas 29% daqueles que pensam o contrário, 79% acreditam que a faixa não contribui para a organização do trânsito, enquanto 21% diz que de alguma maneira ajuda, e por fim, 94% dos motoristas consideram desfavorável o impacto de tempo causado pela faixa, ou seja, desde o retorno da faixa o tempo no trânsito aumentou drasticamente, apenas 6% acreditam que a faixa diminui o tempo no trânsito.

Infográfico Faixa Azul FINAL
Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: