Agenda Cultural Conteúdo & Informação Entretenimento

Agenda Cultural | Manaus sedia a 4ª edição da SAB Norte nesta semana

Manaus | 4 de Dezembro de 2018 (Terça-feira)


Manaus está sediando a 4ª edição da Sociedade de Arqueologia Brasileira Regional Norte (SAB Norte), o evento começou na segunda (3) vai até sábado (8), com o tema “Apropriações do passado: o futuro do passado na região Norte do Brasil”.

O objetivo do simpósio é ressaltar a importância de conhecer o passado para entender o presente, sendo aguçado pela curiosidade, por meios de histórias que mexem com a imaginação.

O evento é voltado para estudantes, pesquisadores e interessados na área. Além disso, terão 130 trabalhos defendidos nas categorias de audiovisual, oral e grupos temáticos de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Acre (UFAC).

De acordo com a pesquisadora associada do Instituto Mamirauá e uma das organizadoras do evento, Marjorie Lima, é essencial mostrar para as pessoas que também não fazem parte da área científica a abordar as discursões de preservação dessas histórias, “Essa é a importância de integrar e é a proposta do evento, de levar o conhecimento para fora dos muros da academia. Não é só olhar para os cacos ou pedras antigas, é falar com as pessoas e dizer a importância de conservar isso. O patrimônio é da população”, disse.

Isso faz lembrar o trágico ocorrido no dia 2 de setembro deste ano, quando o Museu Nacional foi incendiado, o evento também irá abordar esse assunto e da preservação dos achados históricos, além disso, falar sobre a atual situação dos acervos na região Norte, incluindo debates para o público. Áreas como botânica, gastronomia e zoologia farão parte da programação.

As inscrições para os ouvintes devem ser feitas no salão de entrada do Palacete Providencial, a entrada é gratuita para quem for membro de comunidades tradicionais e estudantes do ensino médio.

Já as inscrições para estudantes da área e pesquisadores devem ser feitas pelo site https://sabnortemanaus.wixsite.com/sabnortemanaus/inscricao o valor varia de R$ 30 a R$ 100, valendo certificado de horas complementares.

A 4ª edição do SAB Norte acontece no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, localizado no centro da capital.

Foto: Divulgação/SAB.

Fonte: SAB.

Redação por Portal Pontual.

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: