Conteúdo & Informação Pesquisa & Publicações

Ciência & Tecnologia | Cientistas desenvolvem teste que permite detectar câncer em 10 minutos

Manaus | 5 de Dezembro de 2018 (Quarta-feira)

Pesquisadores australianos desenvolveram um teste experimental que caso tenha sucesso nos estudos, deverá ser o primeiro exame a detectar qualquer tipo de câncer atualmente descrito pela Medicina.

O estudo foi publicado nesta terça-feira (4) na revista científica Nature Communications e é de autoria dos cientistas da Universidade de Queensland. Foram utilizadas amostras de células de 200 pacientes com os mais diferentes tipos de tumores e foi visto que certas expressões do DNA são distintas entre células cancerígenas e células saudáveis.

Pode-se notar isso através de experimentos em que as células que foram dissolvidas em uma solução aquosa, sendo testadas quanto à afinidade com ouro, é importante ressaltar que ao observar as células, os cientistas perceberam, que todas que possuíam algum tipo de câncer agiam da mesma maneira em contato com a substância.

Os cientistas concluíam que apenas com uma amostra de sangue é possível testar as células e descobrir em dez minutos se há alteração do DNA que indique a presença de células cancerígenas.

No entanto, o teste é apenas capaz de descobrir a presença das células, ainda não indica qual o tipo de tumor e nem a gravidade da doença.

Os cientistas afirmaram que o teste possui a precisão de 89%, acertando as 89 pessoas de 100 que foram testadas.

Foto: Cancer Treatment Centers of America.

Fonte: Nature Communications.

Redação por Portal Pontual.

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário