Conteúdo & Informação Pesquisa & Publicações Política no Brasil

Pesquisa | De acordo com Datafolha 66% dos brasileiros são contra o país privilegiar os EUA

Manaus | 28 de Dezembro de 2018 (Sexta-feira)


Segundo a pesquisa do Datafolha, dois a cada três brasileiros não concordam que o Brasil deva dar preferência aos Estados Unidos nas suas relações exteriores, o instituto ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios do país, nos dias 18 e 19 deste mês. Com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com os dados, 66% da população prefere discordar da opção de privilegiar o EUA em detrimento dos demais países.

No entanto, uma das principais diretrizes diplomáticas do então presidente eleito, Jair Bolsonaro e de seu futuro chanceler, Ernesto Araújo, é o alinhamento aos Estados Unidos.

Os grupos de se propuseram a favor e contra essa ação foram divididos da seguinte maneira, cerca de 29% dos que concordam com a ideia, 15% deles afirmam que estão totalmente de acordo, enquanto a outra metade, os 14%, apenas concordam parcialmente, 1% não concordam e nem discordam e 4% não souberam opinar.

O único grupo que concorda totalmente com o tema, cerca de 53%, são aqueles que possuem o voto declarado pelo partido do novo presidente.

Foto: Reprodução.

Fonte: Datafolha.

Redação por Ana Flávia Oliveira.