Amazonas Conteúdo & Informação

Meio Ambiente | Governo do Amazonas busca priorizar o manejo sustentável de jacarés para conservação da espécie e geração de renda

Manaus  | 11 de Janeiro de 2019 (Sexta-feira)


Na última quinta-feira (10), houve um encontro entre o titular da Sema, Eduardo Taveira, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente e o deputado estadual, Sinésio Campos (PT), que também é presidente da Comissão da Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e responsável pelo Grupo de Trabalho do Manejo Sustentável e Comercial de Jacarés.

Foi discutido entre eles que será prioridade na política ambiental do Governo do Amazonas neste ano, o manejo sustentável de Jacarés.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a liberação de licenças para o manejo de jacaré garante um controle melhor da atividade e também da conservação da espécie, sendo como uma maneira de rendimento para os moradores das Unidades de Conservação (UCs).

“O abate não será feito para controle da população, e sim para dar condições regulamentadas para a exploração sustentável. O que conserva a floresta é dar uso social, ambiental e econômico para ela. Gerando renda, garantimos a defesa do território, da espécie e melhoramos a qualidade de vida de quem vive nestas regiões. Eles serão os mais interessados em defender as nossas riquezas”, ressaltou.

Sinésio Campos afirmou que o Grupo de Trabalho de Manejo de Jacaré será retomado ainda neste ano com o objetivo de ampliar a atividade no estado.

“Nós entendemos que o manejo do jacaré não deve ser uma ação predatória, mas, acima de tudo, uma fonte de emprego e renda, como já acontece com o manejo sustentável do pirarucu. Saio, tanto do Ipaam quanto da secretaria, muito feliz de termos uma extensão dessa pauta, e quem ganha com isso é a população”, afirmou.

Foto: Ricardo Oliveira/Sema.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: