Conteúdo & Informação Política no Brasil

Política | Por meio de transição curta, tempo para aposentadoria poderá ser em até 7 anos

Manaus  | 11 de Janeiro de 2019 (Sexta-feira)


A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro procura diminuir o período de transição para estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria.

Uma proposta apresentada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, elaborada pelo ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, e pelo economista, Paulo Tafner, estabelece o tempo de 12 anos, sendo metade do previsto na Proposta de Emenda a Constituição (PEC) do ex-presidente Michel Temer.

Se esse modelo for estabelecido, o tempo de espera para quem está no mercado de trabalho e pretende se aposentar poderá chegar a até 7 anos.

De acordo com uma simulação realizada pelo economista Pedro Fernando Nery, consultor do Senado e co-autor da proposta, o prazo quem está no mercado de trabalho possa pedir o benefício é de cinco anos para os homens e sete anos para as mulheres, ambos filiados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A proposta foi apresentada por Amínio Fraga para Paulo Guedes dias após a eleição de Jair Bolsonaro. E em dez anos, o Governo Federal economizaria 471,5 milhões de reais a mais, ao contrário da reforma (se fosse aprovada) de Michel Temer.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni já anunciou que junto com Paulo Guedes apresentará a proposta até a próxima semana para o presidente Jair Bolsonaro.

Foto: Reprodução/ Internet.

Fonte: Com informações da Veja.

Redação por Ana Flávia Oliveira.