Amazonas Conteúdo & Informação

Proteção Ambiental | Ipaam resgatou 685 animais silvestres em Manaus e Região Metropolitana no ano de 2018

Manaus | 11 de Janeiro de 2019 (Sexta-feira)


De acordo com dados da Gerência de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental de Amazonas (Ipaam) foram resgatados 685 animais silvestres em condições de risco no ano anterior. Em 2017, o número de resgates chegou a 570, representando um aumento de 20,17% em comparação ao ano de 2018.

Os resgastes atenderam 713 solicitações que foram realizadas ao órgão de Proteção Ambiental do Estado. Segundo a Gerência de Fauna, as espécies mais salvas pelo órgão estão jiboias, jacaré, iguana, preguiça e pássaros.

O Gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, afirma que o resgate do animal só é feito quando o mesmo invade o espaço do homem ou se encontra em situação de risco, “Atuamos geralmente quando o animal entra em residências ou em outros ambientes fora do seu habitat natural, estando assim em risco. Mas quando os animais, como por exemplo, o jacaré, aparece no igarapé, o Ipaam não resgata porque ele está no seu ambiente natural”, ressalta.

Ele também assegura que logo após o resgate o animal é encaminhado ao seu habitat natural, mas se caso houver alguma condição de saúde precária ou precisando de cuidados, ele é encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o presidente Ipaam, Juliano Valente, o aumento no número de resgastes se deve a conscientização da população, que busca preservar e proteger os animais, “Vamos fortalecer a campanha de resgate de animais silvestres em todo o estado, por isso, se faz necessário fortalecer ainda mais as parcerias com os órgãos municipais e federais de Meio Ambiente”, explicou Valente.

Para solicitar o resgate de animais silvestres o cidadão poderá ligar para a Gerência de Fauna do Ipaam no número: (92) 2123-6739. Em Manaus o resgate funciona todos os dias, das 8h às 17h, incluindo aos sábados, domingos e feriados em regime de plantão.

Foto: Ricardo Oliveira/Acervo Ipaam.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: