quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoProjeto Social | Três atletas de projeto da Polícia Civil conquistam 4...

Projeto Social | Três atletas de projeto da Polícia Civil conquistam 4 medalhas de ouro em Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, em Portugal

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | 22 de Janeiro de 2019 (Terça-feira)


Três atletas do projeto de Jiu-Jitsu retido pela Polícia Civil do Amazonas, sob a coordenação do investigador Melquisedeque Galvão, faixa preta da arte suave, conquistaram quatro medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu (European Jiu-Jitsu Championship).

O campeonato ocorreu nos dias 15 a 20 de janeiro deste ano, em Odivelas em Portugal.

Segundo Galvão, este foi um dos primeiros dos quatros maiores eventos que os atletas irão marcar suas presenças ainda nesse ano, além dos jogos pan-americanos e o campeonato mundial, que ocorrem respectivamente, na Califórnia e nos Estados Unidos da América (EUA).

Um campeonato realizado aqui no Brasil também fará parte da trajetória desses atletas, o evento ocorrerá no mês de abril, no município de Baueri, em São Paulo.

Os jovens que vêm se destacando na modalidade são Alessandro Oliveira,15, Diogo Reis, 16, e Micael Galvão, 15.

“No dia 13, Micael venceu um desafio inédito na história do esporte. Foi a primeira vez que um faixa azul de 15 anos de idade lutou contra um faixa preta adulto. Na ocasião, Micael venceu a luta por finalização e o adversário dele, infelizmente, teve o braço quebrado. Hoje, o mundo todo noticia os feitos dos meninos. Eles são referência mundial em treinamento de alto nível”, declarou o investigador.

Atualmente o Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da Polícia Civil do Estado do Amazonas, encontra-se lotado, de acordo com Galvão, o projeto é voltado para crianças e adolescentes, tendo como intuito promover a educação através do esporte, além de resgatar as pessoas de vivem em situações de vulnerabilidade social.

O investigador desenvolve esse projeto social com os atletas desde fevereiro de 2011, quando originou o “Ferinhas do Jiu-Jitsu” que logo após o falecimento de um aluno em 2012 chamado Fernando de Araújo Corrêa Filho, mudou o nome para projeto “Nandinho”, em sua homenagem.

O policial civil retornou em fevereiro do ano anterior com um novo projeto, no mesmo formato, e informou que crianças a partir de quatro anos de idade já podem participar dos treinos, que acontecem às 7h e às 10h, à tarde inicia às 15h, tendo outras turmas às 18h, 19h e às 20h. Interessados em fazer parte do projeto de Jiu-Jitsu da Polícia Civil podem obter mais informações pelo número de telefone: (92) 99174-1713. Atualmente a iniciativa atende oito atletas.

Conquistas

Alessandro disputou pela categoria Juvenil 1, peso leve e trouxe a medalha de bronze com a faixa azul.

Diogo, pela categoria Juvenil 2, peso pena e durante a disputa de peso aberto, onde só podem participar os três primeiros colocados de cada categoria, garantiu ouro em ambas.

Micael foi campeão pela categoria Juvenil 1, peso pesado e na disputa de peso aberto para Juvenil 1.

 

Foto: Divulgação/PC-AM.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...