Brasil Conteúdo & Informação Pesquisa & Publicações

Economia | De acordo com IBGE, Produção Industrial possui alta de 1,1%

Manaus | 01 de Fevereiro de 2019 (Sexta-feira)


Os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física (PIM-PF) foram divulgados nesta sexta-feira (01), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de dezembro, a produção industrial cresceu 0,2% em comparação ao mês anterior. Comparando com o mês de dezembro de 2017, a indústria caiu 3,6%, em seguida também registrar uma queda em novembro de 2018, com 1,1%. Com esses resultados, o setor industrial recuou 1,1% no fechamento do quarto trimestre de 2018, mas mostrou variação positiva de 0,1% no acumulado do segundo semestre do ano.

Dentre as quatro grandes categorias econômicas, apenas os bens semiduráveis e não duráveis finalizaram o ano com queda de -0,3%. Já os bens de consumo duráveis apresentaram aumento de 7,6% e os bens de capital, mostraram alta de 7,4%. Os insumos industrializados usados no setor produtivo (bens intermediários) tiveram alta de 0,4%.

A alta do ano foi amparada por 13 dos 26 ramos industriais pesquisados, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias (12,6%), metalurgia (4%), celulose, papel e produtos de papel (4,9%), indústrias extrativas (1,3%) e máquinas e equipamentos (3,4%).

Das 13 atividades em queda, os destaques ficaram com produtos alimentícios (-5,1%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-3,3%) e couro, artigos para viagem e calçados (-2,3%).

Foto: Arquivo EBC.

Fontes: Agência Brasil e IBGE.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: