quinta-feira, março 28, 2024
HomeSem categoriaPolítica | Deputada Alessandra Campêlo apoia a criação do Museu Internacional do...

Política | Deputada Alessandra Campêlo apoia a criação do Museu Internacional do Esporte em Manaus 

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | 12 de Fevereiro de 2019 (Terça-feira)


A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) é uma das parlamentares da força-tarefa que apoia a criação do Museu Internacional do Esporte na cidade de Manaus. O assunto foi debatido na noite da última segunda-feira (11), na casa do idealizador do projeto, o desportista e colecionador, Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), além de presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA).

Roberto Gesta, que é amazonense, também foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Amazonas.

Em conversa com Gesta, Alessandra foi informada sobre o andamento do projeto. Segundo o desportista, o Museu Internacional do Esporte vai funcionar em duas salas na Arena da Amazônia. A primeira etapa foi bancada com recursos próprios do colecionador, mas agora ele busca apoio do Poder Legislativo para sensibilizar o Governo do Estado para a finalização do projeto e manutenção do museu.

Ex-secretária estadual de Esportes, a deputada destaca a relevância da criação do museu para o Amazonas. Gesta é dono da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo, com mais de 70 mil peças no acervo. Significa que a história do esporte mundial pode ser contada a partir de um museu a ser inaugurado na terra natal do dirigente.

“O trabalho do doutor Roberto Gesta é reconhecido em todo o mundo. Todos os anos vêm pesquisadores para conhecer o acervo de mais de 70 mil peças, grande parte delas relíquias, peças com mais de 2 mil anos antes de Cristo. É um museu preciosíssimo. Nós temos um bem incalculável financeiramente e a proposta dele é criar aqui o Museu Internacional do Esporte”, disse Alessandra.

Para a deputada, o museu pode reposicionar o Amazonas na rota do turismo internacional e incrementar a circulação de dinheiro na economia local. Essa é a principal argumentação que os deputados usarão para sensibilizar o Governo a apoiar a finalização do projeto e o funcionamento do mesmo.

“Esse museu traria também esses turistas e toda a população do Amazonas para conhecer e a gente teria o maior museu da história do esporte no mundo. O mundo inteiro teria que se curvar a esse museu”, concluiu a parlamentar do MDB.

Relíquias

Os visitantes do Museu Internacional do Esporte vão poder ver selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais, além de réplicas táteis de algumas peças expostas, promovendo a inclusão de deficientes visuais.

Entre os destaques que poderão ser vistos futuramente no museu estão uma folha de Louro de Ouro original usado em premiações antigas; uma medalha de papel, cunhada em um campo de concentração, pelos prisioneiros na Segunda Guerra Mundial; e um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com hieróglifos e figuras praticando esportes.

Foto: Divulgação.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Portal Pontual.

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...