sexta-feira, abril 19, 2024
HomeSem categoriaPolítica | Wilson Lima juntamente com grupo de governadores discutirão ações para...

Política | Wilson Lima juntamente com grupo de governadores discutirão ações para questões econômicas que afetam estados

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | 20 de Fevereiro de 2019 (Quarta-feira)


O governador do Amazonas, Wilson Lima, compõe o grupo criado durante o III Fórum dos Governadores, nesta quarta-feira (20), em Brasília (DF), para discutir ações emergenciais que serão levadas ao Governo Federal para resolver problemas econômicos comuns aos estados da federação.

Além desse grupo, os 27 governadores que participaram do encontro criaram dois outros grupos, um para tratar da reforma da previdência e outro, da Lei Kandir.

O fórum ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), reunindo os governadores eleitos para o mandato de 2019-2022. O tema principal da discussão foi a reforma da previdência e outros 20 temas de interesse dos estados, criando três grupos de trabalho que vão discutir propostas a serem encaminhadas ao Governo Federal.

Além dos governadores, a reunião também contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, general Santos Cruz, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

“Todos os estados estão enfrentando dificuldades e no Amazonas não é diferente. Nós temos um déficit de mais de 2 bilhões de reais e o meu maior problema é na área de saúde e nós vamos lutar pra resolver isso. Temos que buscar um equilíbrio nas finanças. Nesse grupo nós vamos discutir os problemas e propor ações emergenciais ao Governo Federal”, disse o governador Wilson Lima ao comentar o grupo do qual faz parte.

Sobre a proposta da previdência, apresentada nesta quarta  ao Congresso, pelo presidente Jair Bolsonaro e detalhada aos governadores durante o fórum pela equipe do governo, o governador Wilson Lima defendeu que a reforma é importante, mas com a discussão de alguns pontos essenciais que podem prejudicar o pequeno trabalhador e produtores rurais, por exemplo.

“O regime geral acaba causando reflexos nos estados, como na aposentadoria dos policiais militares e dos professores. E é uma preocupação comum, entre os governadores das regiões Norte e Nordeste, os impactos que podem causar também aos produtores rurais. É preciso levar em consideração a especificidade de cada região, de cada estado. No Norte e no Nordeste os produtores rurais não têm as mesmas condições de trabalho que os das regiões Sul e Sudeste”, declarou Wilson Lima.

Os 27 governadores ainda voltarão a se reunir no dia 19 de março, para um encontro extra, como intuito de debater sobre os problemas financeiros dos estados, pedindo medidas urgentes para serem tomadas em promover o equilíbrio fiscal dos estados.

Foto: Diego Peres/Secom.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Hemoam recebe visita de equipe do Ministério da Saúde

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) recebeu ontem, quinta-feira (18),...

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Hemoam recebe visita de equipe do Ministério da Saúde

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) recebeu ontem, quinta-feira (18),...

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...