quinta-feira, março 28, 2024
HomeMundoSaúde | Como pessoas “reclamonas” podem nos prejudicar e saiba como evitá-las!

Saúde | Como pessoas “reclamonas” podem nos prejudicar e saiba como evitá-las!

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | 14 de Março de 2019 (Quinta-feira)


Apesar de ser natural lidarmos com problemas ao decorrer da vida, pra cada pessoa, o grau de uma dificuldade pode ser vista como alta, média ou baixa, sendo determinada também a situação em que a mesma se encontra.

Problemas financeiros são os mais comuns de serem vistos por ai, quem nunca ouviu de um conhecido que “se eu tivesse dinheiro…” ou até mesmo “se eu pudesse comprava tal coisa”, isso é realmente comum diariamente, é como se estivéssemos programados para reclamar de uma situação ou outra.

Somos acostumados a por as mágoas para fora por meio de uma reclamação, uma sobrecarga de trabalho, excesso de estudos, falhas em tentativas, vida financeira em caos, isso faz parte de cada um, e a questão que fica é, o quão podemos suportar isso?

Devido a grande atuação das redes sociais, pessoas mostram uma realidade fora do comum, e isso gera uma parcela do culpa para quem “não vive aquilo”, e em consequência disso, a reclamação do que tem é gerada.

É normal chegarmos a alguém que confiamos o suficiente para abrimos os sentimentos e desabafar sobre as preocupações diárias, o problema na verdade, é a avalanche de reclamações de sempre enxergar o pior de tudo e até mesmo, de todos.

Ser o ouvinte disso não é algo ruim, pois aquele alguém foi de encontro a você para falar sobre suas angústias, mas o ponto crucial disso, é que isso acaba tornando “um depósito de reclamações”, se as pessoas te buscam apenas para aliviar a tensão, fique preocupado com isso, pois a sua energia pode ser afetada por ela.

Acredita-se que tudo é energia e isso afeta diretamente a nossa saúde mental e no pior dos casos, a saúde física fica completamente debilitada, dificuldade de concentração, pensamentos negativos, frustrações constantes, tristeza, culpa, falta de disposição são algumas das consequências. A negatividade nos afeta, ainda mais quando buscamos resolver os problemas dos outros, sem a menor necessidade.

Apesar de ser difícil estabelecer limites, sem parecer que somos “egoístas e insensíveis”, é possível evitar esses conflitos, identificando uma situação tóxica e deixando o outro resolver o que é de interesse dele.

Mas como podemos evitar que pessoas negativas invadam nossa energia?

De acordo com o artigo publicado pela autora Luiza Fletcher do site O Segredo existem quatro etapas de comportamento que devem ser feitas para conseguir evitar pessoas “reclamonas” em nossas vidas. Lembre-se, não é errado você pensar mais em si.

Primeiramente, mantenha uma distância considerada razoável com essas pessoas, recuse em casos extremos de “vitimismo” ouvir suas queixas, aos poucos, elas irão notar que você não se preocupa com um problema que não é seu.

“Quando você perceber que essas pessoas estão tentando manipulá-lo com seu comportamento de vítima, escolha manter uma distância saudável para não ceder a seus comportamentos tóxicos”, explicou a autora.

Acima de qualquer coisa, seja sincero sobre sua relação com essas pessoas, dar “um choque de realidade” não faz mal, afinal você já tem suas próprias dificuldades, por qual motivo acolheria a de outros? “Algumas pessoas só aprendem suas lições através da sinceridade. Então, se você chegou no seu limite, seja franco em relação à atitude da outra pessoa, mostrando que ela tem total responsabilidade sobre sua vida e sua situação atual.”

Algumas pessoas além de serem negativas, são completamente manipuladoras, então, demonstrar suas “fraquezas” só vai dar pontos a ela para lhe persuadir, “Certamente você sentirá empatia pela pessoa, mas mantenha o controle e transfira a ela a responsabilidade por sua própria vida.” Completou.

E por fim, estabeleça limites, mostre que cada um possui o seu espaço sem invadir o do outro sem permissão.

“Você tem direito a seu espaço pessoal. É você quem define até onde essa pessoa vai com suas reclamações. Defina limites e não permita que sua compaixão o faça perder o controle. Se for necessário, coloque um ponto final na situação. Afinal, a responsabilidade de cuidar de sua saúde emocional e mental é apenas sua”, finalizou a autora.

Foto: Reprodução.

Fonte: Com informações do site O Segredo.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...