quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoSaúde | Prefeitura garante estrutura preparada para campanha de vacinação em combate...

Saúde | Prefeitura garante estrutura preparada para campanha de vacinação em combate a Influenza A

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | 15 de Março de 2019 (Sexta-feira)


Na última quinta-feira (14), o Ministério da Saúde informou que está enviando um milhão de doses da vacina trivalente para o Amazonas, a previsão é que elas cheguem até o próximo domingo (17). Sabendo disso, a Prefeitura de Manaus confirmou que está preparada para dar inicio à vacinação dos grupos prioritários contra a Influenza A.

A confirmação foi feita pelos secretários de Saúde do município (Semsa), Marcelo Magaldi, e do estado (Susam), o vice-governador Carlos Almeida Filho, na sede do Governo do Estado, na Zona Oeste da capital.

“Já estamos com nosso planejamento definido, com nosso pessoal treinado. A partir da chegada das vacinas, colocaremos em ação nossa logística, que também está preparada para fazer a distribuição das doses para as 183 salas de vacina do município. No decorrer da semana, vamos anunciar a data de início da campanha e a de realização do ‘Dia D’. O prefeito Arthur Virgílio Neto está acompanhando todas as etapas, orientando para que a campanha de vacinação aconteça sem intercorrências”, assegurou o titular da Semsa.

De acordo com o secretário de Saúde, o vice-governador Carlos Almeida, reforçou que a atenção está redobrada para concluir com sucesso a vacinação no estado, e alegou que a notícia sobre as doses foi dado pelo próprio presidente.

“Desde o início estamos trabalhando junto com o município para anteciparmos a vacinação, para antecipar a vacinação e hoje recebemos a boa notícia, vinda do próprio presidente Jair Bolsonaro”, frisou o secretário de Saúde.

Grupos prioritários para receber a vacinação

Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, indivíduos com 60 anos (ou mais de idade) a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional, professores da rede pública e privada.

Além também de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).

Informações adicionais

Para receber a dose da vacina, é de extrema importância levar o Cartão de vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais devem apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. Para os profissionais do público-prioritário, basta apresentar o contracheque ou crachá.

Foto: Altemar Alcântara/ Semcom.

Fonte: Com informações da Semsa.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...