Amazonas Conteúdo & Informação Manaus

Proteção | Deputada Joana Darc propõe projetos de proteção à criança e ao adolescente contra a violência e abuso sexual na ALE-AM

Manaus | 21 de Março de 2019 (Quarta-feira)


Na manhã desta quinta-feira (21), os projetos que fazem parte de indicativos realizados ao Governo do Estado, através da deputada estadual Joana D’arc, serão temas de Cessão de Tempo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Os projetos incluem a implantação de um Centro Integrado de Apoio a Criança e Adolescente (CICA), em Manaus e a instituição do “Dia Estadual de Combate às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes” e a “Semana Estadual de Esclarecimento sobre a Exploração, o abuso e a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, até o momento elas estão em tramitação na Casa.

Segundo a deputada, a criação do CICA, permitirá que a vítima juntamente de seus familiares, terão um lugar onde podem encontrar apoio social, jurídico, policial e o mais importante, o apoio psicológico necessário para esses casos.

“Nosso objetivo é concentrar o atendimento às vítimas, que não terão que reviver seus dramas em diversos depoimentos. Poderemos diminuir o trauma, essas vítimas não terão que recontar em diversos órgãos as violências sofridas. Essa iniciativa torna eficaz a rede de proteção das nossas crianças”, explicou.

Sobre os dias de combate às violências e a semana de esclarecimento, serão voltados totalmente para a conscientização desses temas, com o auxílio de palestras, camisetas, folders, cartazes, vídeos com orientação sobre a prevenção de crimes e entre outras maneiras de abordagem dos assuntos, um deles, é um concurso onde serão escolhidas três cartas e desenhos voltados sobre o tema.

“Apontamos que no dia 16 de abril de cada ano, as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no nosso Estado, serão lembradas. Essa mesma semana, será usada para debater a exploração sexual infanto-juvenil, suas formas de prevenção e combate”, ressaltou.

A 2ª Vara Especializada de Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, foi quem abraçou a ideia e durante a Cessão de Tempo, os temas serão abordados pela Dra Articlina Oliveira Guimarães.

De acordo com os dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), a capital amazonense apresentou crescimento de 17,9% em 2018, onde foram registrados 809 casos, contra 686 em 2017.

“Casos de violência contra a criança demandam uma atenção redobrada. Nessa quarta-feira infelizmente, tivemos em Manaus mais um caso aterrorizante de abuso sexual contra um bebê de dois anos, caso que está sendo repercutido em toda a sociedade”, alertou Joana.

Foto: Divulgação.

Fonte: Com informações da Assessoria da Deputada.

Redação por Ana Flávia Oliveira.