Amazonas Conteúdo & Informação Manaus Municípios AM

Saúde | Além de Manaus, 33 municípios começam a campanha de vacinação contra o H1N1

Manaus | 21 de Março de 2019 (Quinta-feira)


Na última quarta-feira (20), iniciou a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) em Manaus e mais 33 municípios do interior do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), as vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde no último fim de semana e já foram entregues pela Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI/AM) a 59 municípios.

Completando a entrega, Tonantins e Benjamin Constant recebem nesta quinta-feira (21). O interior está recebendo 654.790 doses de vacina para imunizar seu púbico-alvo. Já foram entregues 620.230 doses.

O grupo prioritário para receber a vacina é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais de saúde e educação da rede pública e privada, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Fazem parte também, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).

De acordo com o secretário nacional da SVS, Wanderson, os grupos foram estabelecidos com base em estudos, além disso, também foram vistos a capacidade de produção, logística e distribuição, “Obviamente que, tendo possibilidades, nós faremos a revisão. Temos um grupo técnico que estabelece esses critérios, que são discutidos com a Organização Mundial da Saúde. Temos que reiterar que a vacina não é o único instrumento, nós temos as medidas não farmacológicas que são tão importantes quanto a vacinação”, ressaltou.

Para receber a dose da vacina, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais deverão apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. Para os profissionais do público prioritário, basta apresentar o contracheque ou crachá.

O “Dia D” de vacinação contra a Influenza será 30 de março, quando acontece uma grande mobilização para a intensificação da campanha. O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus também irão aproveitar a Campanha de Vacinação contra a Influenza para a atualização das outras vacinas.

Foto: Claudio Heitor/ Secom.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário