Amazonas Conteúdo & Informação Opinião

Últimas | Pesquisador da Fiocruz assume SUSAM após reforma administrativa de Wilson Lima

Manaus | 28 de Março de 2019 (Quinta-feira)


O governador Wilson Lima promoveu mudanças no quadro de sua gestão envolvendo algumas secretarias, dentre elas a SUSAM (Secretária de Saúde do Amazonas).

A pasta era ocupada pelo vice-governador Carlos Almeida, que após a reforma, passa a ser o secretário da Casa Civil, de cunho mais amplo na atual gestão.

Agora a pasta passa a ser comandada por Rodrigo Tobias, pesquisador da FIOCRUZ, do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia, Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Pública da FIOCRUZ-PE, docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida).

O novo secretário desenvolve pesquisas no campo das determinações sociais das iniquidades em saúde, das políticas públicas de saúde e da gestão e promoção da saúde na Amazônia.

A pasta passou por um período turbulento no início da gestão de Wilson Lima, após as empresas médicas paralisarem as atividades, alegando o não recebimento de valores de contratos por prestação de serviço. Depois de extensa negociação, Carlos Almeida conseguiu tecer um acordo, restabelecendo a prestação de serviço nas unidades hospitalares.

A SUSAM é considerada uma pasta estratégica para qualquer gestão, sendo um desafio para o gestor em promover as ações de saúde que sejam percebidas pela população.

Redação por Eric Lima.