Conteúdo & Informação Opinião

Últimas | Pesquisador da Fiocruz assume SUSAM após reforma administrativa de Wilson Lima

Manaus | 28 de Março de 2019 (Quinta-feira)


O governador Wilson Lima promoveu mudanças no quadro de sua gestão envolvendo algumas secretarias, dentre elas a SUSAM (Secretária de Saúde do Amazonas).

A pasta era ocupada pelo vice-governador Carlos Almeida, que após a reforma, passa a ser o secretário da Casa Civil, de cunho mais amplo na atual gestão.

Agora a pasta passa a ser comandada por Rodrigo Tobias, pesquisador da FIOCRUZ, do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia, Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Pública da FIOCRUZ-PE, docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida).

O novo secretário desenvolve pesquisas no campo das determinações sociais das iniquidades em saúde, das políticas públicas de saúde e da gestão e promoção da saúde na Amazônia.

A pasta passou por um período turbulento no início da gestão de Wilson Lima, após as empresas médicas paralisarem as atividades, alegando o não recebimento de valores de contratos por prestação de serviço. Depois de extensa negociação, Carlos Almeida conseguiu tecer um acordo, restabelecendo a prestação de serviço nas unidades hospitalares.

A SUSAM é considerada uma pasta estratégica para qualquer gestão, sendo um desafio para o gestor em promover as ações de saúde que sejam percebidas pela população.

Redação por Eric Lima.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade