Brasil Conteúdo & Informação Pesquisa & Publicações

Economia | Taxa de desemprego sobe em 12,4% em fevereiro, segundo IBGE

Manaus | 29 de Março de 2019 (Sexta-feira)


De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro, a taxa de desemprego no país ficou em 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano.

Ainda de acordo com o instituto, a alta representa a entrada de 892 mil pessoas na população desocupada e através disso, o Brasil alcançou 13,1 milhões de trabalhadores nessa situação.

O percentual é maior que o do trimestre anterior (encerrado em novembro de 2018), que havia sido de 11,6%, mas menor que o resultado do trimestre encerrado em fevereiro do ano passado (12,6%).

“A desocupação voltou a subir, mas não é a maior da série. Neste mesmo trimestre, a maior foi de 13,2%, em 2017. Esperava-se que ela fosse subir, é um aumento que costuma acontecer no começo do ano”, explicou por meio de nota, o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.

Ainda de acordo com Azeredo, o nível chegou aumentou tanto dessa maneira, que causa a comoção de que essas pessoas não buscam mais oportunidades, “Dado que o desemprego chegou neste nível tão alto, isso alimenta o desalento também. Essas pessoas não se veem em condições de procurar trabalho”, explicou.

Neste caso, o número de pessoas desalentadas, chegou a 4,9 milhões, também é recorde da série, assim como percentual de desalentados, de 4,4%. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, foram mais 275 mil pessoas nessa condição.

Os dados podem ser conferidos clicando aqui.

Foto: Renato Ribeiro Silva/ Futura Press/ Estadão Conteúdo.

Fonte: Agência Brasil e IBGE.

Redação por Ana Flávia Oliveira.