Brasil Conteúdo & Informação Política no Brasil

Política | Professor de colégio particular é demitido por criticar Bolsonaro, Veja o vídeo

Manaus | 19 de Abril de 2019 (Sexta-feira)


A informação da demissão de um professor foi divulgada pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. De acordo com ela, a demissão do educador ocorreu na última quarta-feira (17).

Um professor de Geografia foi filmado por um aluno enquanto criticava o presidente Jair Bolsonaro durante uma aula para uma turma do ensino médio, no Colégio Poliedro de São José dos Campos. Confira o vídeo:

O vídeo viralizou após ser compartilhado pela página do Facebook “Escola Sem Partido”, onde mostra o professor falando sobre a situação atual política do país, “Estamos vivendo um momento em que colocaram um imbecil lá que quer que preto, pobre, mulher, gay e transexual se ferre”.

Segundo a colunista, o motivo da declaração do professor se deu após os alunos o questionarem sobre seu posicionamento político, e ele garantiu que este era sua opinião e ainda se mostrou aberto a qualquer tipo de debate.

Ainda segundo Mônica, desde o ano anterior, um  funcionário que preferiu não ser identifado informou que os educadores eram alvos de ataques dos responsáveis dos alunos, devido as suas posições perante as eleições de 2018. E após a circulação do vídeo, o educador sofreu muitas críticas e pressões dos pais.

A direção do colégio particular se manifestou sobre o caso, informando que os professores tiveram todas as orientações adequadas, incluindo uma “linguagem adequada ao ambiente acadêmico e indicações explícitas sobre o não posicionamento político-partidário ou ideológico que possam provocar qualquer compreensão equivocada sobre aquilo que é conteúdo programático da disciplina e aquilo que é opinião do professor”.

Além disso, não declarando diretamente o motivo real da demissão, a escola se manifestou informando que “em virtude dos pontos mencionados, o docente foi desligado da instituição. Independentemente do posicionamento pessoal do professor, o que buscamos foi nos manter dentro dos princípios e valores da instituição”.

Foto e vídeo: Reprodução.

Fonte: Com informações da colunista Mônica Bergamo.

Redação por Portal Pontual.