Amazonas Conteúdo & Informação Municípios AM Pesquisa & Publicações

Pesquisa | Adail Filho segue líder para a conquista da prefeitura de Coari em 2020, Acesse os resultados

Manaus | 22 de Abril de 2019 (Segunda-feira)


O Instituto Pontual realizou um estudo no município de Coari no período de 10 a 15 de abril, com 504 entrevistas presenciais, com margem de erro de 4,3% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

O objetivo do estudo foi identificar qual pré-candidato lidera a corrida para a eleição do próximo ano, e para isso, os eleitores foram perguntados com a seguinte questão, “No próximo ano, vamos ter a eleição para escolher o prefeito de Coari, desses nomes, em quem você votaria?”.

Durante a realização do questionamento ao entrevistado, os eleitores eram apresentados a um disco contendo a imagem dos seguintes pré-candidatos, o atual prefeito Adail Filho, Arnaldo Mitoso, Bat, Gilberto de Deus, Iran Medeiros, Messias do Lojão, Magalhães, Orlando e Robson Tiradentes Jr.


Resultado da Pesquisa Estimulada

Na pergunta estimulada, onde o disco com a imagem do candidato é mostrado ao eleitor, o atual prefeito o município, Adail Filho, obteve 38,9%, liderando a corrida. Em segundo lugar, Arnaldo Mitoso possui 9,5%, logo atrás vem Messias do Lojão com 5,6%.

Em quarto lugar para a conquista da prefeitura de Coari, houve um empate entre os candidatos Orlando e Iran Medeiros, ambos com 4,0%. Já o candidato Robson Tiradentes Jr, conquistou 3,6% e Magalhães 3,1%.

Bat e Gilberto de Deus tiveram o menor desempenho, com 1,2% e 0,4%, respectivamente.

Do total da amostra na pergunta estimulada, o número de eleitores que afirmaram ainda estar indecisos sobre a sua opção de escolha chegou a ser maior que os dos dois últimos candidatos, com 6,7% e 23,0% dos entrevistados optaram por escolher em nenhum desses candidatos apresentados no estudo.


Resultado dos Votos Válidos

O Instituto Pontual aponta que nos votos válidos, ou seja, sem os números de indecisos e nenhum deles, obteve um resultado ainda mais esclarecedor dessa corrida para a prefeitura de Coari.

De acordo com o estudo, o atual prefeito Adail Filho continua na liderança obtendo 55,3% dos votos válidos, seguido de Arnaldo Mitoso com 13,5%, Messias do Lojão com 7,9% e o empate entre os candidatos Orlando e Iran Medeiros, ambos conquistando 5,6%.

Além disso, Robson Tiradentes obteve 5% dos votos válidos, logo em seguida, Magalhães com 4,5% e Bat com 1,6%. O candidato Gilberto de Deus obteve o resultado mais baixo do estudo, ficando em última opção para a prefeitura de Coari segundo os eleitores com 1%.


Confira os resultados do Instituto Pontual:

[pdf-embedder url=”http://portalpontual.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Infográfico-Coari-21-04-2019.pdf” title=”Infográfico Coari 21-04-2019″]

Foto: Divulgação/ Coari.

Redação por Portal Pontual.