Policial & Dia a Dia

Brasília | Wilson Lima em defesa da Zona Franca de Manaus conquista o apoio de governadores da Amazônia Legal

Manaus | 24 de Abril de 2019 (Quarta-feira)


O governador Wilson Lima conquistou o apoio de governadores da Amazônia Legal, sendo eles do Amapá, Waldez Góes, do Tocantins, Mauro Carlesse, e do Maranhão, Flávio Dino, na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), durante um encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, em Brasília.

Segundo o governador, o objetivo do encontro é promover a união dos estados da Amazônia Legal e buscar pautas em comum, “são regiões em que os estados têm a maior parcela da população vivendo na pobreza e onde se tem mais ativo ambiental. E aqui eu coloquei em pauta a questão da Zona Franca de Manaus, após a fala do ministro (da Economia) Paulo Guedes, que causa grande preocupação não só para o Amazonas”.

Pois de acordo com Wilson Lima, o modelo não é só importante para a região mas também porque há relações comerciais com outros estados e o modelo é insubstituível em curto e médio prazo.

Além disso, Lima também rebateu a fala infeliz que Paulo Guedes declarou sobre a ZFM ser “impeditiva” para o desenvolvimento do país, afirmando que isto serve como um alerta para que haja um fortalecimento do modelo, já que o mesmo é responsável pela 97% das florestas do Amazonas, o maior estado da Amazônia e do país, e que também gera arrecadação de impostos para a União e empregos.

Durante o encontro do Consórcio, Wilson Lima aproveitou a ocasião para defender os investimentos na BR-319, rodovia que, se recuperada, beneficiará um conjunto de estados do Norte, “A questão da BR-319 precisa ser resolvida para que haja ligação entre o estado do Amazonas, Rondônia, também interligando Roraima, facilitando a logística. É importante que essas questões estejam em pauta e a gente esteja unido”, destacou.

Foto: Diego Peres / Secom.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade