Amazonas Conteúdo & Informação Manaus

Educação | Estudantes da UFAM vão às ruas para protestar contra o corte de verbas na educação

Manaus | 15 de Maio de 2019 (Quarta-feira)


Diversos professores e estudantes saíram às ruas em todo o Brasil para protestar contra o corte de verbas na educação, no total, 27 capitais do país estão realizando uma manifestação contra a decisão anunciada pelo MEC, de contingenciamento total de R$ 1,7 bilhão nas universidades.

A convocação foi feita por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os atos também criticam a possibilidade de extinção da vinculação constitucional que assegura recursos para o setor e a proposta de reforma da Previdência.

O corte afetará todas as universidades federais do país, congelando 30% das despesas não obrigatórias das universidades federais, resultando no possível cancelamento de centenas de bolsas para mestrado e doutorado e também coloca em risco pesquisas.

Em Manaus não seria diferente, a capital amazonense também foi palco de protestos de alunos e professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que utilizaram faixas e cartazes manifestando sua indignação da decisão do presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, foi confirmado também a participação de outros estudantes de faculdade particulares ao protesto, sendo alguns deles, da Uninorte, Martha Falcão e Fametro. Porém as instituições Martha Falcão e Uninorte informaram por meio de assessoria que a adesão dos alunos é de maneira independente sem contar com o apoio das universidades, já a Fametro assegurou que não há ainda um a confirmação dos universitários a greve, e que realizará uma reunião com o diretor da instituição, Iyab Amado, para tratar sobre o assunto.

Confira os vídeos do protesto:

Fotos e vídeos: Reprodução.

Redação por Portal Pontual.

%d blogueiros gostam disto: