Amazonas Análises & Estudos Conteúdo & Informação Manaus Pesquisa & Publicações Tecnologia

Ciência & Tecnologia | Gel que cicatriza úlceras em diabéticos é desenvolvido por pesquisador do INPA

Manaus | 22 de Maio de 2019 (Quarta-feira)


O pesquisador Carlos Cleomir, que atua há 45 anos no desenvolvimento de pesquisas, trabalhou durante 20 anos em um produto à base de açafrão e gengibre amargo (Zungiber zerumbe) que resultou em um hidrogel que pode auxiliar no tratamento da cura de úlceras causadas por doenças crônicas como a diabetes e o câncer, evitando amputações.

O farmacêutico obteve o apoio do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) para o desenvolvimento do produto e garante que a sua utilização em pacientes vem trazendo resultados positivos.

“O produto foi patenteado pelo INPA e só falta ser lançado no mercado”, explica o pesquisador, garantindo que o produto já foi certificado pela Biozer da Amazônia, e no momento, está no aguardo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O teste do gel ocorreu durante um projeto piloto criado por uma equipe em bairros da periferia da cidade, trazendo resultados positivos no tratamento de diabéticos que possuem ferimentos, chegando até a quase amputação, segundo Cleomir.

“Essa primeira parte da pesquisa com pacientes diabéticos do tipo 1 e 2 nos deu um potencial de eficácia e segurança nos produtos em quase 100%”, completou o bioquímico.

Além disso, o pesquisador faz um alerta sobre a falta de mais investimentos por parte do Governo Federal em relação as pesquisas, que assim como a dele, pode trazer uma grande revolução para tratamentos de doenças e entre outros benefícios para a população.

“Temos estudado muitas possibilidades, mas é necessário pesquisas para comprovar a eficácia dos produtos. É preciso investimento e nossos governantes não se interessam. É muito difícil fazer pesquisas no Brasil”, destacou.

Foto: Marcely Gomes.

Redação por Portal Pontual.