Conteúdo & Informação Mundo Tecnologia

Tecnologia | Facebook exclui mais de 550 perfis de extrema-direita e notícias falsas da plataforma

Manaus | 22 de Maio de 2019 (Quarta-feira)


O Estudo da organização não governamental (ONG) Avaaz, fez uma análise e identificou mais de 500 contas do Facebook que eram utilizadas para compartilhar notícias falsas, de acordo com o jornal britânico, The Guardian, os perfis de extrema-direita disseminavam “mensagens de supremacia branca”.

Foram descobertas mais de 550 páginas e grupos, assim como 328 perfis que compartilhavam notícias falsas.

Nos últimos três meses, a ONG encontrou páginas de cunho suspeito no Facebook na França, Alemanha, Itália, no Reino Unido, na Polónia e Espanha.

Mesmo com várias tentativas de garantir a segurança da rede social, o Facebook é constantemente invadido por compartilhamentos de informações falsas, além de contas “fakes” que intensificam a propagação das Fake News.

O Facebook já excluiu contas que possuíam cerca de 6 milhões de seguidores onde realizavam as divulgações de notícias falsas além de discurso de ódio.

“As páginas têm altos níveis de interação. Não importa quantos seguidores tem, se não houver interações”, disse Christoph Schott, diretor de campanha do grupo Avaaz. “Eles têm mais de 500 milhões de visualizações apenas nas páginas apagadas, o que é mais do que o número de eleitores na UE”, completou.

A maior parte foi descoberta por publicar e compartilhar, através de perfis falsos, conteúdo desinformativo e de incitamento ao ódio. A Avaaz está investigando ainda, no entanto, centenas de outras contas, com mais de 26 milhões de seguidores, que podem ser expostos a conteúdos suspeitos.

Foto: Reprodução.

Fonte: Agência Brasil.

Redação por Ana Flávia Oliveira.