Conteúdo & Informação Mundo

Mundo | Primeiros casamentos gays da Ásia são registrados em Taiwan após decisão histórica

Manaus | 24 de Maio de 2019 (Sexta-feira)


Nesta sexta-feira (24), os primeiros casamentos homossexuais legais na Ásia ocorreram em Taiwan, sendo o primeiro dia em que a decisão histórica de legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor.

O ministro do Interior de Taiwan, Hsu Kuo-yung, informou que cerca de 300 casais do mesmo sexo se registraram hoje para se casar. Os fundadores da Aliança de Taiwan para Promover os Direitos de Parceria Civil estavam entre os primeiros casais que selaram suas uniões.

O Parlamento de Taiwan (oficialmente República da China) aprovou na semana passada uma lei que autoriza “uniões permanentes exclusivas” para casais do mesmo sexo e permite que eles solicitem “registro de casamento” em agências governamentais, direitos pelos quais ativistas LGBT do país lutaram por duas décadas.

“Quando percebi ser lésbica, aos 15 anos, nunca pensei na possibilidade de me casar”, disse Victoria Hsu, presidente da Aliança. Sua esposa Chih-Chieh Chien, a secretária-geral do grupo, celebrou que os pais do casal tenham colocado suas assinaturas na certidão de casamento.

Porém, a nova legislação aprovada pelos parlamentares, põe algumas restrições aos casais gays, como só adotar filhos biológicos de seus parceiros e só podem se casar com estrangeiros de países onde o casamento gay também é reconhecido e legalizado, algo que não é proibido por casais heterossexuais.

Foto: AFP.

Fonte: Agência Brasil.

Redação por Ana Flávia Oliveira.