Amazonas Conteúdo & Informação Manaus Policial

Segurança | Cão policial é o mais novo integrante do Grupo Fera da Polícia Civil AM

Manaus | 24 de Maio de 2019 (Sexta-feira)


O mês de março trouxe o mais novo integrante do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), da Polícia Civil do Amazonas, o cão policial Hassan, de um pouco mais de dois meses. O cachorro é da raça pastor belga-malinois, uma das mais utilizadas para a atividade policial.

O cão policial está sob os cuidados de um policial operacional do Grupo Fera, André Viana, que possui especializações em operação com cães pela Polícia Militar do Estado do Amazonas e de instrução cinotécnica pela Polícia de Divisão de Cães de Córdoba, na Argentina.

“Após a terceira vacina, ele vai estar imune a todos os vírus, e vamos começar a fazer intensificação da socialização dele com os membros do grupo. Ele está recebendo aquele treino básico e, entre oito meses e um ano, vai estar praticamente pronto para trabalho. Possivelmente a gente vai treinar ele para faro de narcóticos e também de armas. Ele vai ser mais focado nisso porque é a demanda da Polícia”, disse o treinador do cão.

Segundo o coordenador do Fera, delegado Juan Valério, o intuito da integração do animal na equipe é para facilitar ainda mais o trabalho em casos de operações complexas.

“O grupo Fera, como time tático da Polícia Civil, já tinha a necessidade de um cão policial para ser empregado nas mais diversas atividades, tanto como vigia quanto para guarda ou ataque. Há várias possibilidades, como o faro de narcóticos e de cadáveres. Às vezes eles também têm faro apurado para encontrar armamento e munições. Ou seja, é possível direcionar a atividade desse animal”, explicou o delegado.

Foto: Carlos Soares / SSP-AM.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Ana Flávia Oliveira.