sexta-feira, março 29, 2024
HomeMundoAmazonas | Wilson Lima anuncia o fim do contrato com Umanizzare e...

Amazonas | Wilson Lima anuncia o fim do contrato com Umanizzare e novas medidas do Governo

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | 29 de Maio de 2019 (Quarta-feira)


Na última terça-feira (28), o governador Wilson Lima, anunciou o fim do contrato com a Umanizzare que possui o encerramento neste mês e que o Governo irá realizar uma nova licitação para a cogestão de unidades prisionais do Amazonas.

“O contrato com a Umanizzare já está se encerrando e já estamos começando o processo de cotação de preço para contratação de outra empresa para administrar o Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim). Desde o início do ano, estamos trabalhando na formatação de uma licitação para que empresas sejam contratadas para a administração do sistema prisional. Isso leva um tempo e há um processo de transição”, declarou.

A declaração foi feita após uma reunião com o Gabinete de Crise do Sistema Prisional, além de outras medidas, com representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público do Estado (MPE-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Ordem dos Advogados do Brasil, no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública (SSP), localizado na zona centro-sul da capital.

O governador também aproveitou a ocasião para ressaltar sobre o seu encontro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que demonstrou o seu total apoio, “Conversei com o ministro Sérgio Moro, que se colocou à disposição. Inclusive já havia encaminhado, no domingo, uma equipe precursora da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária e hoje estão chegando 20 homens que devem ficar aqui por um prazo de 90 dias. A expectativa é de que até o final dessa semana, 100 homens estejam aqui para ajudar no trabalho do GIP”, disse.

Wilson Lima também afirmou que o Governo do Amazonas solicitou ao Governo Federal a prorrogação da permanência da Força Nacional no Estado, por mais um ano, contando a partir do dia 10 de junho, fazendo com que a equipe atue no auxílio de reforçar a segurança externa das muralhas das unidades prisionais.

Além disso, foi anunciado a aquisição de novos equipamentos de comunicação e inteligência, adequações estruturais em presídios e a ampliação da capacitação do Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), em parceria com o Governo Federal por meio da Força de Intervenção Penitenciária (FIP).

Outra medida já adotada por determinação do governador Wilson Lima, e apoiada por Moro, foi a transferência de nove detentos identificados como mandantes das 55 mortes ocorridas nos presídios em Manaus, entre domingo (26) e segunda-feira (27). Outros 20 presos também serão transferidos.

Foto: Bruno Zanardo/ Secom.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...