Amazonas Conteúdo & Informação Manaus Municípios AM

Saúde | Amazonas já completa mais de 110 dias sem casos confirmados de sarampo

Manaus | 31 de Maio de 2019 (Sexta-feira)


O levantamento realizado até a última quinta-feira (30), o último caso confirmado de sarampo foi registrado no dia 31 de janeiro, na capital, fazendo com que o Amazonas esteja há 119 dias sem casos confirmados da doença.

Para permanecer em controle, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está realizando ações para o encerramento do surto da doença no Estado.

Nesse mês de maio, a FVS-AM realizou, em cumprimento ao Plano de Ação de Enfrentamento do Surto de Sarampo 2019, um treinamento voltado para os enfermeiros responsáveis pela Vigilância Epidemiológica nos municípios sobre Doenças de Notificação Compulsória com apresentação da Situação Epidemiológica do Sarampo no Amazonas.

O treinamento foi feito em 22 municípios do interior do Estado, com profissionais da sede da FVS-AM, na Avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, localizado zona norte da capital.

“A FVS orienta a população na faixa etária de seis meses a 49 anos que procurem a sala de vacinação mais próxima de sua residência para se vacinar e proteger a sua saúde”, ressaltou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto.

Ainda de acordo com Rosemary, a equipe técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, responsável pelo treinamento, está realizando, também, visitas técnicas às cidades amazonenses para alinhamento das ações de prevenção, monitoramento e controle da doença com os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde do Estado.

Foto: Cristine Rochol/ PMPA.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Ana Flávia Oliveira.