Brasil Conteúdo & Informação Política no Brasil

Política | Pedido de liberdade de Lula pode ser retomado para julgamento pelo STF, nesta terça

Manaus | 11 de Junho de 2019 (Terça-feira)


Nesta terça-feira (11), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá retomar a análise do pedido de liberdade do ex-presidente Lula. O anúncio foi feita na noite de ontem (10), após o ministro Gilmar Mendes liberar o processo para julgamento e ser inserido o habeas corpus na pauta.

A Segunda Turma do STF é formada pelos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Edson Fachin, relator do habeas corpus.

O ex-presidente  foi condenado por  Sergio Moro, agora ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex, em Guarujá (SP).

A defesa recorreu e os juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) aumentaram a pena para 12 anos e um mês. Porém, no mês de abril, os ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram reduzir a pena para oito anos e 10 meses de prisão.

A análise do recurso da defesa de Lula havia sido suspensa em 04 de dezembro após solicitação de vista de Mendes. No momento em que o julgamento foi interrompido, estava em 2 a 0 contra o habeas corpus de Lula, com votos do relator Edson Fachin e da ministra Cármen Lúcia, que podem ser alterados enquanto durar o julgamento.

Foto: Ricardo Stuckert.

Redação por Portal Pontual.